Professora Núbia Bastos reclama de parada de ônibus sem cobertura em São Brás
Por conta da exposição permanente às intempéries, a estrutura inteira também está sofrendo com a ferrugem
Quem precisa esperar pelo transporte público no trecho da travessa José Bonifácio entre a avenidas Gentil Bittencourt e Almirante Barroso, no bairro de São Brás, em Belém, enfrenta um grande problema: a ausência da cobertura das paradas de ônibus que ficam naquele perímetro. Sem ter onde se abrigar, os passageiros buscam refúgio do sol e da chuva sob uma árvore, como relata a professora Núbia Bastos. Por conta da exposição permanente às intempéries, a estrutura inteira também está sofrendo com a ferrugem.
A professora conta que precisa pegar ônibus todos os dias no local e que o problema já dura há 5 anos. Por trabalhar próximo daquele perímetro, esse é um dos únicos locais onde ela consegue tomar a condução para voltar para casa. No entanto, diante desse problema ela clama por uma solução. “O que acontece todo dia aqui na parada, ainda mais quando chove, é que a gente fica sem ter onde se proteger. O mesmo acontece quando está muito sol, eu acho isso muito injusto”, lamenta.
“Eu acho que as pessoas que a gente apoia nas eleições, os deputados e prefeitos, depois que assumem seus cargos não arcam com as promessas feitas e nem com o devem fazer como gestores. Não consegue nem ajeitar as paradas de ônibus que a gente precisa. Esses servidores públicos deveriam dar mais atenção para a gente. Uma vez, estávamos eu e outra senhora e tivemos que ficar embaixo da chuva [por conta da falta de proteção], porque ela estava com apenas uma sombrinha”, completa a professora ao lembrar que as paradas de ônibus carecem de melhorias.
Quem também enfrenta o mesmo problema é o chefe de cozinha Orlando Torsant. “Não é todo dia que eu uso essa parada aqui, mas, há mais ou menos um ano, eu nunca vi melhorias. É um descaso. Aqui tem uma creche, tem uma escola, onde deveria ter uma proteção melhor, mas não tem. Isso prejudica bastante. A solução era usar devidamente a grana que é destinada para realizar esse tipo de serviço pela prefeitura para a proteção das paradas”, afirma.
“Isso aqui daqui a pouco pode desabar. Nesse caso aqui não é descaso da população. Já era para ter sido feita uma manutenção. A estrutura ainda está boa. Falta uma pintura e um material em cima, que não tem mais, já foram todos. Belém tem muitos problemas como esse. Esse não é o primeiro e nem vai ser o último. Belém toda está com esse problema. Eu nasci aqui e posso garantir isso”, acrescenta Orlando.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (10), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que os pontos de paradas localizados no entorno do Mercado de São Brás serão revitalizados em conjunto com as obras, que estão sendo executadas de recuperação e revitalização daquele monumento, que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em parceria com o governo estadual.
"A Semob está implantando, de forma gradativa, os novos abrigos de paradas de ônibus da cidade, principalmente, nos corredores com maior frequência de ônibus. A autarquia já começou a substituição gradativa dos abrigos de paradas de corredores como as avenidas Marechal Hermes, Senador Lemos, Augusto Montenegro, Duque de Caxias e rua Municipalidade", detalha.
Ainda conforme a nota, já foram substituídos os abrigos localizados próximo à Sesma (entre a alameda cel Fontoura e avenida Tavares Bastos) e em frente ao 2º BIS, além do implantado em frente ao conjunto Costa e Silva. Todos na pista sentido Entroncamento-São Brás. A autarquia afirmou que dará continuidade à substituição dos demais abrigos localizados na referida avenida.
"A Semob disponibiliza os canais da Ouvidoria do órgão, para que os cidadãos possam formalizar reclamações e denúncias referentes a abrigos de passageiros em pontos de parada de ônibus: site (semob.belem.pa.gov.br), e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou entrando em contato pelo whatsapp (91) 98415-4587", finaliza a nota.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA