Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Professor Alex Wendell denuncia buracos, abrigo de ônibus abandonado e lixo na passagem Xingu

Problema do lixo é crônico, dizem moradores. Rua também não recebe manutenção há mais de 20 anos

O Liberal

Na passagem Xingu, no trecho entre a travessa WE 12 e passagem José de Anchieta, no bairro do Coqueiro, em Belém, moradores denunciam problemas que vêm durando anos e causam transtornos diários ao cotidiano da comunidade. A rua está tomada pelos buracos e pelo mato alto. Além disso, um abrigo de ônibus que atende o perímetro segue com a estrutura toda enferrujada. Mas, segundo denúncia do professor Alex Wendell, o principal problema é o acúmulo de lixo ao lado da passagem.

image Alex reclama da falta de limpeza e o impedimento da passagem de pedestres nas calçadas (Reprodução / Você Repórter)

Com a coleta de lixo irregular, muitas pessoas estão jogando lixo em um ponto improvisado, o que se tornou um incômodo para quem passa diariamente na via. "Estão jogando de tudo aqui. O acesso fica difícil, porque é muito veículo pesado. E, quando fazem a reforma na via, fica aquele cascalho velho e, no período de chuva, não tem como passar", detalha o professor. 

VEJA MAIS:

image Estudante Christian Viana reclama de lixos e entulhos na travessa Enéas Pinheiro
De acordo com as denúncias, moradores e pedestres não conseguem mais utilizar as calçadas por conta do aglomerado de lixos

image Lixos e entulhos ocupam ciclovia da avenida João Paulo II, denunciam moradores
As denúncias afirmam que o problema causa transtorno há mais de cinco meses

image Criador de conteúdo Gera Wellington alerta para ponto crônico de descarte de lixo em Icoaraci 
Segundo denúncias, são descartados vários tipos de resíduos de forma irregular na avenida Contorno Leste, no bairro Campina

O lixo toma um terreno invadido, diz Wendell. Ele acrescenta que o local está sendo transformado em um novo lixão e que ninguém saberia dizer quem é o dono da área invadida. "O muro da propriedade já caiu, por conta das chuvas, e o pessoal já aproveitou para jogar lixo. Isso por causa do carro coletor, que não tem passado por aqui. E a coleta de entulhos nunca mais se viu", reclama. 

Acesso bloqueado entre Satélite e Maguari

O professor acrescenta que tanto os moradores do conjunto Satélite quanto as comunidades do conjunto Maguari estão sofrendo com os problemas da via, pois o acesso entre os conjuntos está intrafegável. Também não há passagem para os pedestres, já que as calçadas foram tomadas por mato em partes do perímetro. A rua é estreita e os moradores precisam caminhar pela rua, pois além do mato alto, há postes em cima das calçadas.

"Ninguém olha pra cá. Já tem mais de 20 anos que aqui não é asfaltado. Na planta da via, estava escrito que aqui era asfaltado, mas não é. Já se passaram anos e nenhum órgão público veio até nós. A gente quer que os órgãos municipais venham até o conjunto e vejam a nossa situação. Queremos que seja feita políticas públicas para dar melhorias de vida a todos nós", desabafa Alex Wendell. 

image O lixão está alocado em um terreno invadido (Reprodução / Você Repórter)

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, por nota enviada nesta sexta-feira (08), que enviará equipe para verificar a situação na passagem Xingu e tomar as medidas cabíveis para solucionar o problema. O órgão também informou irá notificar a empresa prestadora do serviço para regularizar a coleta de lixo e remover o entulho espalhado na via.

"O órgão municipal de Saneamento disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. A solicitação desse serviço deve ser feita, exclusivamente, por meio de mensagem pelo número do WhatsApp: 91 98499-0059", comunicou. 

Já a nota enviada nesta sexta-feira (08) pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que não existe itinerário de linha na passagem Xingu. "Devido à estrutura da via, que por ser muito estreita, não comporta o tráfego de ônibus no local. Portanto, desconhece a existência de abrigo de parada de ônibus na referida via", comunicou. 

A redação integrada do grupo Liberal solicitou nota para a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e aguarda retorno do órgão.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS