Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

O autônomo Rafael Nascimento, reclama de lixo há 20 anos na entrada do conjunto Catalina

Segundo os relatos dos moradores, a prefeitura já realizou limpezas na área, mas o problema volta a ocorrer

Bruna Lima

O conjunto Catalina, no bairro do Bengui, em Belém, vive uma realidade de descarte de lixo há 20 anos. Tem dias que o lixo chega a impedir a via de entrada e saída dos moradores no conjunto. Os moradores pedem uma solução para o caso, mas não conseguem ter esperança para a mudança da realidade. Os carros precisam tomar outro caminho para poder passar. Ainda segundo os relatos dos moradores, a prefeitura já realizou limpezas na área, mas o problema volta a ocorrer.

VEJA MAIS

No conjunto Satélite, o empresário Jorge Pompeu reclama de lixo acumulado
O conjunto Satélite, em Belém, está completando 50 anos e os moradores mostram que estão sem motivos para comemorar

image No conjunto Satélite, o empresário Jorge Pompeu reclama de lixo acumulado
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas

image Técnico em administração Thiago Miranda reclama de buracos no Coqueiro
O problema está localizado na rua São Pedro, no conjunto Xingu, que tem grande movimentação ao longo do dia

De acordo com o morador Rafael, ele diz que a realidade de 20 anos não é exagero e que as pessoas já não têm esperança para uma solução do caso. O que mais deixa os moradores indignados é que vários pedidos já foram feitos, mas o trabalho de fiscalização não é realizado e as pessoas seguem com a prática de tratar o local como lixão. 

"Estamos próximos do Mangueirão, de condomínios de luxo e de uma grande avenida e nada é feito para mudar essa realidade", reclama o morador. Rafael disse que a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) já foi acionada diversas vezes. Em tempos periódicos são feitas algumas limpezas, mas a população de fora e alguns moradores seguem com a prática de descartar o lixo no local.

"Já virou uma espécie de costume, as pessoas são mal educadas, mas também falta fiscalização por parte da prefeitura", aponta o morador.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que enviará uma equipe, até o ponto citado, para verificar e remover o lixo do local. Vale ressaltar que a população é instruída, por meios das equipes de educação ambiental, a seguir os dias e horários de coleta, e no caso de entulho utilizar o Zap-Entulho. A Sesan encoraja a denúncia de descartes irregulares, ligando para o 153 da Guarda Municipal. Destaca-se que Belém está passando por limpezas emergenciais e prevê melhorias na gestão de resíduos com o novo sistema de limpeza urbana que está sendo implantado na cidade.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS