Fotógrafo Edson Pascoal reclama de alagamentos na avenida Brasil
O local ficou alagado na última quarta-feira (14/11) devido à chuva
Os alagamentos são problemas antigos e frequentes na avenida Brasil, no Sideral, em Belém. Há cerca de 15 anos, os moradores da rua enfrentam transtornos, especialmente em períodos de chuvas intensas. Na última quarta-feira (14/11), inclusive, a rua alagou por conta da chuva. Entre os insatisfeitos, está o fotógrafo Edson Pascoal, de 63 anos.
Edson conta que, apesar da rua ser asfaltada, não há um local de escoamento da água, causando o alagamento da via.
"Principalmente aqui na avenida Brasil, nesse perímetro ali da Independência até a rua Ceará, é um problema muito sério sobre alagamento. É asfaltado, mas quando chove, não há escoamento da água e vira um alagamento. Não passa pessoas de bicicleta, moto, carro, fica uma coisa muito horrível", reclama.
Ele atribui o problema a uma obra de tubulação que teria sido feita de modo incorreto.
"Foi feita a pavimentação da avenida Brasil, mas isso não significa que foi feito saneamento. A tubulação não foi feita corretamente, ela desloca um do outro, aí enche de areia e entope onde deveria escoar a água. Não escoa a água, aí fica tudo cheio", diz Edson.
O fotógrafo ressalta que em períodos com mais chuva, os alagamentos preocupam ainda mais a comunidade.
"E esse tempo nós estamos num período de pouca chuva. Agora deu a chuva essa semana que encheu tudo, uma chuva de mais ou menos uns 10 a 15 minutos. Então imagina quando chegar ao inverno amazônico mesmo, que é chuva quase que todo dia", afirma.
Edson conta que já procurou as autoridades competentes diversas vezes em busca de uma solução para o problema que os moradores enfrentam. No entanto, não teve o devido retorno. Ele finaliza com um apelo ao poder público e sugere que o sistema de tubulação seja refeito.
"Diante dos impostos que a gente paga e a situação que a gente passa, nos sentimos abandonados. É necessário trocar a tubulação da avenida Brasil, tanto para os moradores quanto para as pessoas que trafegam pelo local", conclui.
A equipe da Redação Integrada de O Liberal solicitou nota para a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), mas, até o fechamento desta edição, não houve retorno.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
(Eva Pires, estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenador do núcleo de Atualidade, com colaboração de Mariana Azevedo)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA