Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Pedestres reclamam de passarela em condições precárias na avenida Almirante Barroso

Odor de urina e fezes, falta de iluminação e cobertura estão entres os problemas

Eva Pires

Uma passarela em frente ao Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém, enfrenta condições precárias e de abandono público. Localizada na avenida Almirante Barroso, entre as travessas da Estrela e Timbó, no bairro do Marco, uma parte da estrutura está sem cobertura, deixando os pedestres desabrigados do sol forte e da chuva. Pessoas que costumam transitar pelo local também reclamam da falta de limpeza, iluminação e segurança do local.

image Passarela em frente ao IFPA, em Belém (Reprodução: Bruno Macedo | O Liberal)

O vigilante Mário Oliveira, de 48 anos, compartilha que o odor de fezes e urinas na passarela é insuportável. Segundo Mário, os usuários da estrutura se sentem inseguros a qualquer hora do dia devido ao risco constante de assaltos, especialmente no período noturno pela falta de iluminação no local, que é ocupado por pessoas em situação de rua.

"Há alguns dias, uma aluna sofreu uma tentativa de assalto. A sujeira e falta de luz também prejudicam todos os usuários. Os alunos praticamente nem passam na passarela", conta Mário. Em relação à iluminação do espaço, ele relata que as lâmpadas são retiradas em atos de vandalismo. "O pessoal põe, mas os vândalos vêm e arrancam à noite", compartilha.

Quem também lamenta o abandono da passarela por parte das autoridades é o padeiro Ferdinando Silva, de 50 anos, que sugere que a estrutura passe por uma manutenção regular e seja fiscalizada e vigiada por guardas municipais, principalmente à noite. 

A Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb), por meio do Departamento de Iluminação Pública, informou que, até dia 2 de dezembro deste ano, a Luz de Belém vai restabelecer toda a iluminação na passarela em frente ao Instituto Federal do Pará (IFPA), na avenida Almirante Barroso, no Marco. A situação ocorreu devido ao furto de cabos de iluminação e um novo projeto precisou ser feito para o lugar.

Quanto à estrutura da passarela (cobertura), a Seurb, via Departamento de Obras Civis, explicou que está realizando levantamentos em todas as passarelas da cidade para reformas posteriores.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

(Eva Pires, estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenador do núcleo de Atualidade, com colaboração de Mariana Azevedo)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS