Dona de casa Renata Modesto denuncia falta de água na passagem do Triângulo, em Icoaraci
Moradores alegam que na última segunda-feira (25) completaram 8 dias em que o abastecimento foi interrompido por completo
Moradores da passagem do Triângulo, localizada entre a avenida Augusto Montenegro e rua Oito de Maio, no bairro Campina, distrito de Icoaraci, em Belém, reclamam da constante falta de água que já atormenta a comunidade há seis meses. Eles alegam que na última segunda-feira, dia 25 de julho, completaram mais de quatro dias sem abastecimento nas casas. No entanto, apesar de não contarem com água nas torneiras, a fatura com a cobrança do serviço pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) chegar religiosamente às casas. A denúncia foi detalhada pela dona de casa Renata Modesto.
As queixas pela falta de água já são um problema antigo. Entretanto, se tornou pior nos últimos dias. Antes disso, segundo as denúncias, a água chegava ao menos nas torneiras mais baixas, ainda que fina e só no período da madrugada. O desabastecimento já prejudicou vários moradores, que reclamam do acúmulo de louças e roupas sujas. Sem água, fica impossível realizar as atividades cotidianas. Para tentar minimizar os transtornos, muita gente recorre à casa de parentes para tomar banho e recolher água. Inclusive, muitos idosos precisam fazer esforço para carregar os baldes de um local a outro.
Renata Modesto conta que já passou por inúmeros por conta dessa situação. Ela é paraplégica e disse que a falta de água só aumentou as dificuldades que ela já enfrentava para fazer sua higiene diária. “É uma luta o tempo todo. E fica complicado, por conta da minha deficiência. A pia fica cheia de louça, a roupa fica acumulada. Sorte que ainda tem pessoas que têm poço artesiano e nos fornecem água”, relata a dona de casa.
Os vizinhos de Renata contam com a ajuda da dona de casa Nádia Sousa, que fornece água para os vizinhos que estão sem o abastecimento. “Tenho poço em casa, e assim posso ajudar a galera aqui, porque a água tá devagar. Eu tive que instalar um poço porque eu não aguentava mais [a falta d’água constante]. Ajudamos, damos água para a população, porque a água aqui é zero”, conta Nádia.
Em nota divulgada na terça-feira (25), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) afirmou que o abastecimento na área está normal e que enviará uma equipe técnica ao local para checar a situação. “A Cosanpa reitera que, em casos de problemas no abastecimento, o usuário deve procurar um dos canais de atendimento da Companhia, telefone – 0800 019 5195, WhatsApp (91) 31227194, chat on line www.cosanpa.pa.gov.br ou uma unidade de atendimento presencial”, diz a nota.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA