Dona de casa Elayne Ferreira não aguenta mais alagamentos na passagem do Mangue
A comunidade diz que a realidade dos alagamentos já dura há 17 anos
Sem saneamento e com asfalto e lixo para todo lado. Essa é a realidade para os moradores da passagem do Mangue, no distrito de Icoaraci, em Belém. O cenário já dura quase 20 anos, conforme denunciantes. Depois da chuva, a passagem vira um verdadeiro rio. A dona de casa Elayne Ferreira, de 32 anos, não aguentou mais esperar pelo poder público e pediu ajuda do Você Repórter para ter uma esperança de melhorias.
Segundo Elayne, viver neste cenário é ruim. Ela diz que a falta de recolhimento do lixo causa prejuízos à comunidade. Há uma semana não estão realizando a limpeza e a situação causa a proliferação de ratos. "A gente não aguenta mais, estamos pedindo socorro para ver se alguém olha por nós. Tem buraco, a minha casa vai para o fundo com o alagamento. Eu e meus vizinhos estamos sofrendo com essa realidade”, destaca a moradora.
Elayne acrescenta que o atual cenário mostra que a passagem do Mangue está esquecida e abandonada, pois ninguém consegue fazer nada. A maior preocupação da moradora é que com o período de chuva o sentimento é de medo do que virá. "A gente precisa de ajuda e não sabemos mais o que fazer. Isso porque ainda estamos em janeiro. Imagina quando chegar no mês de março, período de chuvas fortes”, disse.
Inclusive, Elayne Ferreira diz que a comunidade já fez uma petição junto a prefeitura de Belém para pedir providências. “Nós já fizemos esse contato e também com políticos, mas ninguém dá uma solução”, acrescenta. A moradora já fez até reforma na casa por conta da situação da via, mas o investimento não foi suficiante para uma realidade que já perdura há 17 anos.
A Redação Integrada de O Liberal solicitou um posicionamento à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e à Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) sobre as medidas para solucionar o problema. No entanto, a reportagem aguarda retorno.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA