Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Dona de casa Creuza Santos alega que árvore corre risco de queda na Marambaia

Segundo a denunciante, a queda de folhas da árvore também provocam entupimento de esgoto

O Liberal

Uma árvore estaria com risco de queda na rua da Marinha, no bairro da Marambaia, em Belém. É o que afirmam moradores da área, que dizem que já acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A dona de casa Creuza Santos reforça que essa árvore é essencial para o ambiente, mas precisa urgentemente de poda

image Segundo a denunciante, também foram jogados vários lixos e entulhos ao redor do vegetal, em cima das raízes, causando a poluição do ambiente (Reprodução / Você Repórter)

Segundo a denunciante, os galhos do vegetal são enormes e atingem cabos de postes de energia. Ela explica que a queda de folhas da árvore não é acompanhada de forma correta. E que essas folhas vão diretamente para os bueiros, resultando em entupimentos do esgoto.

"Essa árvore possui galhos que caem em cima da fiação elétrica. Quando ela atinge os cabos, ficamos sem internet, sem energia, sem nada. O muro que fica ao lado da árvore já está quebrando e as folhas que caem da árvore também entopem o esgoto", ressalta Creuza.

VEJA MAIS:

image Mangueira centenária está com risco de queda, dizem moradores da 14 de Abril
Segundo as denúncias, a falta de poda do vegetal está causando prejuízos devido a constante queda de galhos

image Árvore cai em cima de túmulos do cemitério São Jorge, na Marambaia
Além dos entulhos ocasionados pela árvore, denunciantes alegam que há lixos e mato alto na passagem entre os túmulos

image Galhos descartados após poda de árvore obstruem passagem de pedestres na Travessa Wandenkolk
Lixo vegetal foi deixado sobre calçada há pelo menos um mês, obrigando pedestres a andar na pista

No local, também foram jogados vários lixos e entulhos ao redor do vegetal, em cima das raízes, causando a poluição do ambiente. Devido a altura dos galhos, o problema assusta os moradores, assim como a inclinação do vegetal que está curvando em direção às residências da área. "Ela pode cair em cima das nossas casas ou então, pode cair em cima de algum carro ou motoqueiro que estiver passando", conta o motorista Manoel Sarmento. 

"Se a gente for cortar a árvore, eles (Semma) vão querer ir para cima da gente, com cobranças e até prender a gente. Nós queremos pedir uma solução para ver se mandam alguma equipe para podar a árvore e evitar um acidente", pontua Manoel. 

image As folhas das árvores caem nos esgotos e causam entupimentos, segundo relatos (Reprodução / Você Repórter)

A comunidade está preocupada com a chegada do inverno, pois com a árvore de grande porte, o risco de queda duplica no local. "Se cair em cima da nossa casa, o órgão público não vai indenizar as nossas residências ou meu carro que fica na via e pode também ser atingido. Precisamos que a árvore receba a poda", disse Manoel. 

Em nota enviada na última quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que irá encaminhar uma equipe técnica até o local.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS