MENU

BUSCA

Doméstica Silvia Tavares denuncia valas abertas na travessa Bom Jardim, no Jurunas

Os moradores e comerciantes também reclamam de um grande buraco que está causando acidentes entre os pedestres

O Liberal

A falta de saneamento e manutenção são recorrentes na travessa Bom Jardim, na esquina com a rua Engenheiro Fernando Guilhon, no bairro do Jurunas, em Belém. No mês de julho, a equipe do Você Repórter foi até o local para falar sobre buracos que tomaram conta da pista. Segundo denúncias da doméstica e moradora da área Silvia Tavares, os problemas só se intensificaram: há valas abertas em todo o perímetro. Além disso, um grande buraco que se abriu está causando acidentes na via. 

O buraco cedeu ao lado de pontos comerciais e se tornou uma vala aberta, denunciam os moradores e comerciantes. O trecho esburacado possui acúmulo de terra e água do esgoto, causando desconforto e impedindo a passagem de ciclistas e pedestres. "Isso aqui é podre, os carros passam e batem nessa água, que acaba molhando a gente", conta Silvia. 

A moradora mostrou a profundidade do buraco com uma vassoura. Ela conta que o problema tende a piorar na área, pois o buraco está cedendo a cada dia. "Aqui tem esse problema, e lá para dentro da rua já tem outra situação. Ali do outro lado da via, também tem buracos cheios de água e entupidos", acrescenta. 

VEJA MAIS:

Moradora Eliana Monteiro reclama de buraco em pista do conjunto Ariri Bolonha
No local, há paus e fitas isolantes para sinalizar o problema. Por dentro do buraco, há alguns entulhos, com a estrutura da tubulação incompleta

Técnico em eletrônica Milton Miranda denuncia buraco na passagem Belo Horizonte, na Terra Firme
Para evitar risco de acidentes, ele diz que moradores colocaram uma sinalização improvisada, com pedaços de paus

Buraco aberto na Alcindo Cacela prejudica mobilidade de moradores e pedestres
Por nota, nesta quarta-feira (12), a Cosanpa informou que realizou a recomposição do buraco na terça-feira (11)

"Eles (Secretaria Municipal de Saneamento) tentaram solucionar e disseram que iam jogar uma capa pra camuflar isso. Mas nós não queremos capa. Isso é problema de tubulação. É o que nós estamos querendo resolver", ressalta Silvia. Ela ainda acrescenta que a via precisa de uma manutenção completa e com novo pavimento, mas é necessária uma avaliação técnica do esgoto e para a troca da tubulação

Em todo o perímetro, as valas e os buracos da pista estariam cheios de água, dizem os moradores, pois o esgoto estaria entupido, segundo apontam os relatos. O asfalto da travessa Bom Jardim estaria se desfazendo por conta dos problemas da tubulação, o que tem ocasionado transtornos para a passagem de veículos - além do forte odor que incomoda os moradores. 

"Aqui está tudo alagado. Está cheio embaixo do carro que está estacionado. Fica horrível, é um fedor horrível, pois é água de fossa que também está nesses buracos cheios. Em tempos de chuva, ninguém percebe que tem esse buraco aqui porque tudo fica alagado. Uma senhora já chegou a cair aqui, porque ela não percebeu a profundidade desse buraco", conta Silvia. 

A travessa possui alto tráfego de veículos e também dá acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Silvia clama por um serviço completo de manutenção na área, pois a rua é uma das principais vias de acesso e a falta dos serviços de tubulação causa transtornos para quem vive na área. "Com esse problema, não duvido das pessoas adoecerem e irem parar na UPA. Aqui é uma entrada principal para lá (UPA) e o movimento de carros é muito grande. Só dá para usar uma faixa por conta desse buraco", disse. 

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, por nota, que existe um levantamento de ruas que necessitam de obras estruturantes e/ou serviços asfálticos. O órgão também informou que a travessa Bom Jardim integra a relação de vias para as quais a Prefeitura de Belém tem buscado recursos para realizá-las e que enviará uma equipe técnica para verificar o problema na via.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter