Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Doméstica Lúcia Pereira crítica semáforo queimado e infrações no trânsito em rua de Canudos

Durante a reportagem, a equipe flagrou a queima do semáforo, que causou problemas para os pedestres e os condutores de veículos

Vitória Reimão

A equipe do Você Repórter foi até o cruzamento da avenida Conselheiro Furtado e travessa Teófilo Condurú, no bairro de Canudos, em Belém, para denunciar o desrespeito com a sinalização de trânsito que ocorre na área. Entretanto, ao chegar no local, a reportagem flagrou a queima do semáforo da via, o que causou problemas para os pedestres e os condutores de veículos. A doméstica Lúcia Pereira conta que, com o semáforo danificado, o trânsito local ficou mais caótico.

image A denunciante diz que o trânsito é caótico diariamente (Reprodução / Você Repórter)

"Por aqui, nós temos uma dificuldade para atravessar porque os condutores estão nos vendo, mas não querem parar para os pedestres que precisam ir para o outro lado. Aqui há riscos de acidentes. Nós deveríamos ter preferência, mas cadê a faixa de pedestres?" indaga Lucia.

A moradora reclamou da falta de respeito que os condutores demonstram com a sinalização e disse que os sinais, como o semáforo e as demais placas de trânsito, não servem devido às altas infrações cometidas pelos motoristas. No local, havia uma faixa de pedestres que foi apagada com o tempo. Muitos pedestres possuem medo de atravessar devido a falta da faixa.

VEJA MAIS:

image Assistente administrativo Rafael Nascimento denuncia falta de sinalização na avenida Centenário
Faixa de pedestre apagada, imprudência dos condutores e falta de agentes de trânsito são as reclamações feitas por quem transita na área do bairro do Mangueirão

image Comerciante Reginaldo Castro reclama de vazamento de esgoto em rua do Bengui
Segundo o denunciante, o problema é em decorrência da falta de saneamento e causa transtornos há cinco anos

image Vigilante Willian Silva denuncia cratera na rua do conjunto Orlando Lobato, no Parque Verde
Segundo os moradores, o problema já se tornou recorrente

Mesmo no sinal vermelho, Lúcia conta que o pedestre não tem garantia de atravessar com segurança. "Eles estão vendo que a gente quer atravessar, mas se um condutor tenta parar o seu veículo, o motorista que fica atrás dele não para e tenta acelerar", disse. Durante a entrevista, um caminhão passou em meio ao cruzamento, no qual havia uma grande movimentação de carros e motos. Como o semáforo estava apagado, as infrações de trânsito foram recorrentes no decorrer da reportagem.

Para atravessar a rua, os moradores precisam se arriscar no local e fazer algum sinal para que os veículos parem até que ocorra a passagem. "Eu preciso atravessar para pegar o ônibus do outro lado, mas como é que faz para atravessar com a pista desse jeito e sem semáforo? Aqui é um problema crítico", reclama a denunciante. 

image A faixa de pedestre foi apagada com o tempo, diz a denunciante (Reprodução / Você Repórter)

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou, por meio de nota enviada nesta sexta-feira (29), que vai encaminhar uma equipe técnica para verificar a situação do semáforo, bem como, da faixa de pedestre, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

"A Semob reforça que mediante ocorrência de queima de equipamento semafórico, a equipe técnica sempre está a postos para solucionar o problema o mais rápido possível, que ocorre em decorrência de vários fatores, como exemplo, chuvas, falta ou variação de energia elétrica e furtos de cabos", acrescenta Semob.

A secretaria ainda informou que realiza fiscalização rotineira na cidade, por meio de rondas com agentes em viaturas e em motocicletas, para coibir imprudências e infrações. Mediante flagrante, vai aplicar as autuações." A Semob orienta que os condutores dirijam com atenção, não cometam imprudências e sigam as regras de circulação previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), legislação que regula o trânsito e aprendida nos Centros de Formação de Condutores, quando da habilitação. Seguindo essas recomendações, o condutor evita imprudências, infrações, multas, sinistros e mortes no trânsito", diz o comunicado. 

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS