Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Comunidade denuncia a inutilização de mais de 10 ônibus escolares no conjunto Catalina

Os denunciantes também afirmam que a Escola Walter Leite Caminha está em reformas há meses e não há previsão de término das obras

O Liberal

No conjunto Catalina, nos domínios da Escola Municipal Walter Leite Caminha, localizada na travessa quatro, no bairro do Mangueirão, em Belém, há mais de 10 ônibus escolares que não estão sendo aproveitados, mesmo estando em boas condições e sem apresentar problemas mecânicos, segundo denúncias dos moradores do local, que não quiseram se identificar para a reportagem.

Os veículos estão no bairro há meses e não estão sendo utilizados para busca e entrega de alunos na região. As denúncias apontam que apenas um ou dois ônibus escolares da instituição fazem o transporte dos estudantes, e que o restante fica parado no local, em inutilização.

VEJA MAIS:

image Parada de ônibus está suja e enferrujada na rua dos Mundurucus, no Jurunas
Segundo as denúncias, a área está imprópria os usuários de transporte público

image Aposentado Álvaro Guedes denuncia abandono da praça Dom Alberto Ramos, na Marambaia
O espaço também apresenta mato alto e lixo espalhado no arredores, dizem os moradores 

image Gesseiro Manoel Monteiro alerta para fumaça no Canal Água Cristal, na Marambaia
Moradores dizem que o problema é resultado da queima de lixo e entulho dos conjuntos Médici, Mendara e Pedro Álvares Cabral

Os moradores reclamam que a situação dos ônibus escolares demonstra uma falha de planejamento e mal aproveitamento do dinheiro público com relação ao transporte escolar, pois há outras unidades de ensino da gestão municipal que estariam precisando do auxílio dos veículos. Os ônibus estão ao lado do ginásio da escola Walter Leite Caminha e, na área, há mato alto, mostrando que o local recebe poucos cuidados.

image Ônibus escolares no Conjunto Catalina (Foto: Célia Pinho | Especial O Liberal)

A comunidade também reclama que a escola municipal está em obras há meses. Denúncias alegam que não existe movimentação de equipes para a manutenção da instituição de ensino. Moradores afirmam que foram poucos os ajustes e reformas no local e que observam, apenas, a grande quantidade de ônibus escolares em meio ao mato alto.

Por conta disso, os moradores pedem que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) esclareça sobre esses problemas com relação aos veículos e sobre atraso das reformas da Escola Walter Leite Caminha. Eles pedem explicações sobre a guarda dos veículos pelas equipes da área de educação e também sobre o porquê que os ônibus não são utilizados.

Na última sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que os ônibus escolares são veículos novos, em bom estado de conservação e são plenamente utilizados em atividades extraclasse.

"Além disso, os ônibus atendem ao Programa Força no Esporte (Porfesp), em parceria da Semec e Forças Armadas. Os veículos também atendem diariamente os alunos cadeirantes com dificuldade de locomoção, e são utilizados para diversos eventos do ensino básico fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)", informou. 

A Semec afirma que os ônibus não estão abandonados e sem utilização, apenas ocupam o espaço da escola, devido a dimensão da área e por ser um local centralizado e estratégico, facilitando o deslocamento para as escolas.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS