Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Comerciante Maria Ivete da Cruz se preocupa com lixo perto da UPA do Jurunas

De acordo com a comerciante, o lixo atrapalha muito o trabalho, causando prejuízos

O Liberal

Na travessa Quintino Bocaiúva, próximo à Estrada Nova, em Belém, o lixo toma conta da via. E a "lixarada" fica localizada próxima à Unidade Pronto Atendimento (UPA) do Jurunas, e bem ao lado da Usina da Paz (Usipaz) do Jurunas/Condor. Segundo os moradores da área, o cenário é realidade há meses. A comerciante Maria Ivete da Cruz, de 60 anos, tem um empreendimento próximo. De acordo com a comerciante, o lixo atrapalha muito o trabalho, causando prejuízos.

A via tem grande circulação de pedestres e veículos, mas, com todos os resíduos depositados no local, quase metade da via já foi tomada pela sujeira. Além do lixo doméstico, diversos entulhos também foram despejados de forma irregular. Entre os materiais, se pode observar restos de móveis, papelão, além de restos de material de construção e outros dejetos acumulados.

Já a dona de casa, Josilene Castro, de 54 anos, tem problemas de locomoção e diz que corre muito risco quando precisa levar o filho, que é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), para acompanhamento na Usipaz. Para Maria Ivete ver o problema se arrastar por tanto tempo só traz transtornos para a população: “Faz três ou quatro meses que o lixo está aqui. Os próprios moradores vêm depositar. A gente que trabalha no local fica entre um lixo e outro. E ainda tem mais lá na frente", afirma. 

image O amontoado de lixo fica localizado perto da UPA do Jurunas (Reprodução / Bruno Macedo)

“Fica uma imundice, aquele odor que ninguém aguenta suportar. Aí já viu, vender aquele cafezinho, um alimento no meio de tanta ‘imundice’, tanto lixo. Todo dia eu trabalho aqui e não vieram recolher o lixo. Tá um descaso. Ninguém faz caso. Era para estar tudo limpo, até antes do Ano Novo. Não tem nada limpo. Nem no Natal, nem no Ano Novo. O cenário é horrível. É um fedor para tudo quanto é lado”, denuncia Josilene.

Para quem trabalha no local e precisa garantir a própria renda, o temor é que toda a sujeira afaste a clientela e afete o empreendimento. Para trafegar no trecho, os pedestres precisam andar quase no meio da pista, uma vez que precisam desviar do lixo. “Não sabemos nem com quem falar [para solicitar a limpeza]. Aqui as pessoas caminham pela manhã, à tarde e à noite, realizamos vendas, mas no meio de tanto lixo. É um descaso total’, pontua a comerciante.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que enviará uma equipe, até o ponto citado, para verificar e remover o entulho. "Destaca a importância da população na manutenção da limpeza da cidade, orientando, através de educadores ambientais, sobre a correta disposição de resíduos nos dias e horários de coleta. Além disso, oferece o Zap-Entulho, serviço gratuito mediante solicitação via WhatsApp (91 98499-0059). Incentiva a denúncia de descartes irregulares nas redes sociais oficiais da Prefeitura ou SESAN", diz a nota.

Já a Secretaria de Articulação e Cidadania (Seac), também por meio de nota, informou que a coleta urbana de lixo é de responsabilidade da prefeitura de Belém e que as atividades na Usina da Paz Jurunas/Condor não estão sendo afetadas. "A SEAC ressalta ainda que está elaborando, para os próximos dias, uma ação de limpeza para a retirada de resíduos depositados próximos às Usinas da Paz localizadas em Belém", conclui o comunicado.

A Redação Integrada de O Liberal também solicitou um posicionamento à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para esclarecer se a sujeira na área tem afetado ou pode afetar de alguma forma os serviços da UPA do Jurunas. 

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS