Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Autônomo Leandro Santos reclama da falta de iluminação pública na Sacramenta

O autônomo conta que a área está às escuras desde o mês de junho, quando ocorreu a troca de postes feita por técnicos da concessionária de energia

O Liberal

Postes com lâmpadas queimadas se tornaram reclamação constante entre moradores da passagem Vila Nova, entre as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, no bairro da Sacramenta, em Belém. O autônomo Leandro Santos conta que a área está às escuras desde o mês de junho, quando a troca de postes foi feita por técnicos da concessionária de energia.

image O autônomo Leandro Santos conta que a área está às escuras desde o mês de junho (Crédito: Célia Pinho)

A comunidade afirma que todos os equipamentos de iluminação são novos, porém não funcionam. "Quando eles colocaram esses postes, também já vieram com lâmpadas. Mas eu não vejo funcionar nada. Aqui fica tudo no escuro. Os meninos (criminosos) já ficam prontos para se esconder e, quando passam algumas pessoas, eles roubam mesmo", disse Leandro.

VEJA MAIS:

image Falta de iluminação pública em passagens do Jurunas prejudica moradores
Segundo informações dos denunciantes, as lâmpadas estão queimadas e não há previsão de manutenção

image Obra inacabada na avenida Bernardo Sayão prejudica a comunidade do bairro do Jurunas
De acordo com as denúncias, o local apresenta lixo, falta de sinalização e problemas com a iluminação pública

image Bairro da Cidade Velha sofre com a falta de iluminação pública
Poste de energia está há quase dois meses apagado, acarretando no aumento da criminalidade da área

O autônomo conta que já houve várias tentativas de assaltos na rua devido à escuridão. Segundo as denúncias, a falta de iluminação adequada facilita a ação de criminosos no local. Além disso, o problema da falta de iluminação também ocorre na rua vizinha, na passagem Santos Dumont. "Lá também possui postes apagados, e a situação é mais crítica. Desse jeito, Belém está mais escura do que iluminada", reclamou Leandro.

image A comunidade afirma que todos os equipamentos de iluminação são novos, porém não funcionam (Créditos: Célia Pinho)

Os moradores pedem pela manutenção dos postes de iluminação pública, além da troca das lâmpadas. Eles alegam que continuam pagando seus impostos, mesmo não obtendo o serviço de luz.

As denúncias alegam que, depois da troca de equipamentos, vários cabos de energia foram mal alocados e ficaram caídos, quase atingindo as calçadas. "Ficou esse emaranhado de fios, que ficaram ficaram arriados. Os carros passam e saem quebrando todos esses fios. Com esse monte de fios e cabos, é capaz de acontecer alguma tragédia, pegar fogo. Nos prometeram lâmpadas com LED e nada. Nós estamos tudo no escuro", desabafa Leandro.

Na sexta-feira (04), a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou, por meio de nota, que uma equipe já está trabalhando para solucionar a situação. "A Seurb reforça que possui vários canais de comunicação para atender a população. Solicitações dos serviços de iluminação pública podem ser feitas por meio do número: 0800 042 0971", comunicou.

A Prefeitura, por meio da Seurb, acrescentou que há outros canais para atendimento das solicitações referentes à iluminação pública dos bairros e distritos de Belém. "O atendimento também é realizado por meio de um portal, chamado de "Luz de Belém" e pelo aplicativo de celular, chamado de Belém Iluminação Pública. As solicitações também podem ser feitas na sede do órgão municipal de urbanismo, localizada na avenida Governador José Malcher, nº 1.622, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h", informou.

Também na sexta-feira (04), a Equatorial Pará informou que enviou equipe ao local e constatou que os reparos necessários são de responsabilidade da prefeitura municipal. “Mesmo não sendo de sua responsabilidade, a equipe da Equatorial Pará realizou a manutenção das luminárias”, diz a nota.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS