Lavar carne antes de cozinhar faz mal para a saúde? Veja aqui!
A prática é perigosa e pode trazer prejuízos à saúde humana; saiba mais
É comum algumas pessoas lavarem a carne pensando que assim ela vai ficar higienizada. Acontece que essa prática não é recomendada por especialistas, que apontam que o risco de contaminar a peça e os utensílios próximos é grande. Por isso, é importante realizar o descongelamento correto e cozinhar o alimento para ter segurança alimentar.
A nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Adriana Zupo Domeneghetti, em entrevista ao portal MSN, esclarece sobre os perigos da contaminação cruzada quando carnes cruas são lavadas na torneira da pia da cozinha, por exemplo.
VEJA MAIS
Quais os riscos de lavar a carne?
As gotas de água da lavagem podem atingir outros alimentos e os utensílios que vão ser utilizados para cozinhar e acabar contaminando todo o local, além da própria carne. Isso acontece porque a água da torneira não é 100% limpa e própria para o consumo.
E se for água mineral? Neste caso, a prática é prejudicial, pois retira os nutrientes solúveis em água. A carne, que é um alimento rico, pode acabar tendo vitaminas do complexo B, ferro e zinco retirados da sua composição. O ser humano precisa desses componentes, então eles precisam ser mantidos para que a refeição seja completa.
Outro ponto importante é em relação aos sucos da carne que, caso retirados, alteram a textura e o sabor da carne. A famosa suculência é perdida.
Como higienizar a carne?
Há algumas formas saudáveis de lavar a carne para que nenhum nutriente seja perdido e que não traga riscos à saúde.
- Papel toalha seco: utilize para remover as impurezas aparentes;
- Cozinhar: a forma mais segura para eliminar micro-organismos.
Ao cozinhar a carne, evita os riscos de contrair doenças como a toxoplasmose, que pode ser transmitida por meio da ingestão de alimentos contaminados.
Além dessas práticas, é importante focar na segurança alimentar completa.
- Lavar as mãos;
- Utilizar superfícies limpas;
- Utilizar utensílios higienizados após o contato com alimento cru;
- Compre carnes e outros alimentos de lugares de confiança;
(Escrito por Rafael Lédo, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de oliberal.com)