Pesquisa do Google revela como startups brasileiras usam a Inteligência Artificial
Divulgada pelo Google dor Startups, estudo mostra as oportunidades que o uso GenAI pode trazer para os negócios e destacou os desafios para adotar a ferramenta
Um estudo inédito do Google for Startups, em parceria com a Box1824, divulgado nesta terça-feira (25), revela que a maioria das startups de inteligência artificial (IA) no Brasil ainda não possui uma estratégia definida para o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial generativa (GenAI). O relatório do Google também destaca o potencial da ferramenta e como ela pode ajudar a alavancar e organizar os negócios.
Intitulado "Startups & Inteligência Artificial Generativa: Destravando o seu potencial no Brasil", o estudo aponta que 63% das startups brasileiras não possuem uma estratégia de curto e longo prazo para usar a GenAI. Apesar disso, 27% das startups entrevistadas já relatam retornos financeiros com o uso da tecnologia.
Veja qual o principal uso da Inteligência Artificial nas startups brasileiras
- Resumir informações de várias fontes (62%);
- Criar uma lista de fontes de dados (57%);
- Gerar recomendações personalizadas para atividades de acompanhamento (54%).
O estudo destaca que, apesar do grande potencial da GenAI para impulsionar diversos setores da economia, as startups brasileiras enfrentam diversos desafios para adotar a tecnologia, como demandas por investimentos e a falta de profissionais com as habilidades necessárias para trabalhar com a ferramenta. Além disso, as startups ainda não sabem como medir com precisão o impacto da GenAI em seus negócios. Apesar dos obstáculos, o estudo também revela um panorama otimista em relação ao futuro da GenAI no Brasil.
VEJA MAIS
"Nossa pesquisa revelou o potencial da inteligência artificial generativa para impulsionar diversos setores de negócios, abrindo um vasto campo de oportunidades ainda inexploradas. Esta iniciativa visa munir o ecossistema com informações estratégicas e dados concretos, capacitando líderes e investidores a tomar decisões mais assertivas", destaca André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina.
"Há poucas tecnologias que tem um potencial tão grande de conseguir trazer mudanças sistêmicas como GenAI", diz Barrence.
Ciente do potencial transformador da GenAI, o Google for Startups oferece diversos programas para auxiliar as startups brasileiras na adoção da tecnologia. Através desses programas, as startups têm acesso a ferramentas, recursos e treinamentos para desenvolver soluções, utilizando a IA do Google.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA