Google lança recurso exclusivo no Brasil para evitar roubos de celulares; entenda

Recurso estará disponível para alguns usuários já a partir de julho. Antes do lançamento, lideranças do Google vieram ao Brasil saber como os ladrões agem

Heloá Canali
fonte

De São Paulo - Os usuários de celulares android do Brasil serão os primeiros a testarem uma nova tecnologia do Google a partir de julho deste ano. Nesta terça-feira (11) durante o Google For Brasil em São Paulo, a gigante mundial da tecnologia anunciou o novo recurso. A novidade inclui tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) que usa sinais para identificar quando um celular é furtado, levando ao bloqueio automático da tela do aparelho.

Os novos recursos contra roubo de celulares foram anunciados inicialmente no Google I/O, conferência global de desenvolvedores do Google, realizada em maio. As soluções, ainda em fase de testes, poderão ser habilitadas pelos usuários de celulares Android (versão 10 ou superior) a partir de julho. O acesso aos recursos por usuários de outros países será feito gradualmente ainda neste ano.

VEJA MAIS

image Google For Brasil: inteligência artificial do Google ajudará jovens a encontrar emprego; entenda
Parceria entre Senai e Google vai mapear vagas e os pontos fortes dos jovens para sugerir vagas de emprego; entenda


image IA do Google vai jogar cardápios físicos de restaurantes na web em segundos; entenda
Novas funcionalidades para os perfis das empresas permitem até uma digitalização de cardápios com uso de IA, integração com redes sociais e app de mensagens; veja como vai funcionar

"A gente vem conversando recorrentemente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esperamos que o lançamento apresentado hoje possa contribuir para manter as pessoas mais seguranças", disse Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil".

image Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil (Heloá Canali - O Liberal.com)

Entenda como funciona a tecnologia que tenta evitar roubos de celulares android

Os brasileiros terão acesso a três soluções que buscam elevar a proteção do usuário no momento do roubo e imediatamente após o ocorrido. Saiba mais sobre cada um dos novos recursos:

Bloqueio por detecção de roubo:

Este novo recurso usa a IA do Google para detectar se alguém rouba o celular da vítima e foge em velocidade, seja a pé, de bicicleta, moto ou veículo. Se um movimento comum associado ao roubo for detectado, a tela do dispositivo é bloqueada rapidamente, o que ajuda a evitar que ladrões que roubam o dispositivo com a tela ainda desbloqueada acessem o conteúdo de um celular, como arquivos e aplicativos.

image Google For Brasil: usuários terão mais segurança e facilidade para apagar dados pessoais das buscas
'Privacidade nos resultados sobre você' chega ao Brasil e vai facilitar encontrar e remover, da busca do Google, resultados que mostram informações pessoais, como endereço de casa, e-mail e número de telefone


image Google coloca botão no gmail e docs para ajudar usuários a 'escrever melhor'
Novo recurso foi lançado nesta terça (11)' durante o Google For Brasil, evento nacional em São Paulo que mostra as novidades da gigante"da tecnologia para o país


 

Bloqueio remoto:

Encontre meu Dispositivo já permite que você bloqueie ou limpe remotamente um celular perdido ou roubado, mas muitas pessoas não conseguem lembrar a senha da sua Conta Google para acessar o recurso após perder ou ter seu celular roubado. Agora, por meio de uma página dedicada ao novo recurso “Bloqueio remoto” (android.com/lock), o Android vai permitir que o usuário faça o bloqueio da tela do dispositivo inserindo apenas o número do telefone e concluindo um rápido desafio de segurança por meio de qualquer dispositivo. A medida busca dar mais tempo para que o usuário recupere os detalhes da sua conta e acesse opções mais robustas no Encontre Meu Dispositivo – como a localização do aparelho ou a exclusão de todo seu conteúdo.

● Bloqueio de dispositivo offline:

É comum que celulares roubados sejam desconectados da internet para não serem localizados ou bloqueados. Este novo recurso vai bloquear automaticamente a tela do celular Android caso fique longos períodos sem acesso à internet.

Além disso, com o objetivo de combater tentativas de golpes e fraudes por meio de apps, a empresa anunciou que celulares Android no Brasil serão incluídos em um novo programa piloto que inclui uma versão aprimorada do Google Play Protect. A ferramenta de segurança, que já verifica os aplicativos em busca de vulnerabilidades e ameaças, agora passará a bloquear a instalação de aplicativos baixados de fontes alternativas e que exijam acesso a dados sensíveis.

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Tecnologia e Mercado
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!