Suco natural e refrigerante zero? Saiba qual é a melhor opção para manter a dieta
Nutricionista revela qual é a melhor recomendação para ajudar no emagrecimento
A busca por uma vida mais saudável e o desejo de eliminar os "quilinhos" extras são objetivos que motivam muitas pessoas a mudarem seus hábitos alimentares. Mas surge a dúvida: o que é melhor para quem quer emagrecer, tomar suco ou refrigerante zero? A resposta para essa pergunta pode não ser tão simples assim.
Segundo a nutricionista Priscilla Primi do jornal O Globo, ambas as opções não são 100% recomendadas. Os sucos integrais de frutas, como laranja e uva, são deliciosos, oferecem os benefícios das vitaminas e sais minerais presentes nas frutas frescas. No entanto, para quem busca o emagrecimento, eles podem não ser a melhor opção, devido ao alto teor calórico. Um copo de suco de laranja, por exemplo, pode conter cerca de 250 calorias.
VEJA MAIS
Por outro lado, embora não tenha calorias, o refrigerante zero também não oferece nenhum benefício nutricional. De acordo com Priscilla Primi, essa bebida é rica em sódio e possui diversos compostos químicos que não contribuem para a saúde do consumidor. "O refrigerante diet e zero é uma bebida com zero calorias, mas não tem nenhum benefício nutricional a não ser matar a vontade de beber algo doce. Ele atende muito essa necessidade de fazer uma dieta do emagrecimento, mas tem muito sódio, muita química e não trará nenhum benefício para o consumidor", diz a especialista.
A nutricionista sugeriu algumas alternativas para reduzir o impacto calórico dos sucos integrais. Uma delas é diluir o suco com água, o que diminui pela metade a quantidade de calorias. Outra opção é consumir apenas meio copo de suco, controlando a ingestão calórica.
Consumo moderado e alternativas mais saudáveis
Consumir 1 a 2 latas de refrigerante zero por semana não prejudicará a dieta de emagrecimento, mas não é a melhor escolha por conta do excesso de sódio na receita da bebida. A nutricionista indica opções mais saudáveis, como:
Chás naturais de frutas: substituem o refrigerante na hora do almoço, proporcionando sabor e hidratação.
Sucos de frutas naturais de baixa caloria: como limonada, suco de melão ou melancia, sem adição de açúcar e sem coar, preservando as fibras. A eliminação dessas fibras reduz a saciedade e aumenta os níveis de insulina, causando a fome como consequência.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA