Sexo faz bem para a saúde? Conheça sete benefícios da prática sexual
Durante o sexo, orgasmo libera o hormônio da endorfina - responsável por causar a sensação de bem-estar - que ajuda a diminuir a irritabilidade e reduz a sensibilidade a dor
Todos concordam que fazer sexo é bom, mas muito mais do que ser uma prática prazerosa, a relação sexual pode gerar vários beneficios tanto para a saúde física, quanto a emocional. Na hora “H”, ao ter um orgasmo, por exemplo, o cérebro libera o hormônio da endorfina - responsável por causar a sensação de bem-estar -, ajudando a diminuir a irritabilidade e podendo até reduzir a sensibilidade à dor. Incrível, né? Pensando nisso, o portal O Liberal.com trouxe sete benefícios do sexo para a saúde. Saiba quais são:
VEJA MAIS
Cnheça sete motivos para ter uma vida sexual ativa:
1 - Emagrecimento
Meia hora de sexo pode queimar até 84 calorias. A afirmativa foi confirmada pela Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais. Para os pesquisadores, uma noite intensa de paixão pode corresponder a uma sensação de treino de corrida.
2 - Diminui o estresse
O orgasmo ajuda a diminuir o hormônio cortisol - relacionado ao estresse - no corpo. Após o ato sexual, a pessoa tende a se sentir mais leve e relaxada.
3 - Uma boa noite de sono
Devido aos neurotransmissores liberados durante a hora “H”, o corpo acaba se sentindo mais relaxado por um longo período, proporcionando uma noite de sono tranquila e satisfatória.
4- Adeus às crises de enxaqueca
Ao fazer sexo, o organismo, sozinho, é liberada a endorfina, que ajuda a reduzir a sensibilidade à dor, relaxa a musculatura do corpo, reduzindo a tensão e as dores na cabeça ou crises de enxaquecas.
5 - Alivia a TPM e as cólicas
Para algumas mulheres, os hormônios liberados durante o orgasmo podem ajudar a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Já os movimentos realizados durante o ato sexual, além de estimular e relaxar os órgãos reprodutores, reduzem a intensidade das cólicas.
6 - Reduz o risco de infarto
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizada com 3 mil homens entre 45 e 59 anos, após 20 anos de prática sexual regular, os riscos de infarto por morte súbita são menores do que em homens que não têm vida sexual ativa.
7 - Aumenta a auto estima
Segundo um estudo realizado pela Universidade Queens, no Reino Unido, fazer sexo matinal e atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio e testosterona - hormônios ligados à beleza da pele e cabelos-, ou seja, você consegue se sentir mais bonita (o). A adrenalina, causada pelo desejo sexual, aumenta a circulação sanguínea, que deixa a pele saudável.
(Estagiária Amanda Martins sob supervisão da editora web de O Liberal.com, Ana Carolina Matos)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA