CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Seu perfume te causa dor de cabeça? Saiba o porquê e o que fazer nessa situação

O produto costuma dar uma sensação de frescor e bem estar, todavia, para algumas pessoas, ele também tem um efeito inesperado e desconfortável

Beatriz Rodrigues
fonte

Muitas pessoas gostam de usar fragrâncias para perfumar a pele no dia a dia. Dos cosméticos que proporcionam esse efeito, o perfume é um dos mais utilizados. O produto costuma dar uma sensação de frescor e bem-estar, todavia, para algumas pessoas, ele também tem um efeito inesperado e desconfortável: a dor de cabeça.

Essa reação está relacionada à forma como o organismo reage a certos componentes químicos presentes na composição da fragrância. Afinal os perfumes possuem em sua fórmula uma mistura de óleos essenciais, álcool e outras substâncias químicas que, quando inalados, podem afetar o sistema nervoso central.

Algumas das substâncias podem ser irritantes para o organismo, o que causa dores de cabeça, enxaquecas, náuseas e, às vezes, tonturas. Quem está mais sujeito a sofrer esses efeitos são pessoas com hipersensibilidade a fragrâncias ou a determinadas substâncias químicas. Em casos de indivíduos predispostos, os perfumes podem desencadear, inclusive, crises de enxaqueca.

VEJA MAIS:

image Dor de cabeça: saiba as causas e veja 10 dicas para evitar
Dia Nacional de Combate às Cefaleias alerta para a o diagnóstico correto de dores de cabeça

image Uso de colas instantâneas em procedimentos de estética pode causar cegueira, alerta Sespa
O produto não é autorizado pela Anvisa e vem causando diversas ocorrências como reações alérgicas, irritação e ardência nos olhos

image Alergia: conheça os tipos mais comuns e formas de prevenção, segundo especialistas
Em três anos, a busca por médicos alergistas subiu 42,1% no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) Regional do Pará

O que fazer para evitar a dor de cabeça causada por perfume?

Se você é uma pessoa que sofre de dores de cabeça causadas pelo cosmético, há algumas dicas que podem ajudar a diminuir ou a evitar o problema. Algumas delas são:

  1. Escolher perfumes mais suaves e naturais: Optar por perfumes com menos ingredientes artificiais e com aromas mais suaves pode ser uma solução eficaz. Perfumes naturais, feitos com óleos essenciais puros, geralmente contêm menos substâncias químicas que podem irritar. Além disso, perfumes com menor concentração de fragrância podem ser menos intensos e, portanto, menos propensos a causar dores de cabeça.
  2. Evitar o uso excessivo de perfume: Aplique o perfume com moderação. Usar uma quantidade excessiva de perfume pode aumentar a intensidade do cheiro e desencadear reações adversas.
  3. Ventilar os ambientes: Se você estiver em um local fechado onde o perfume que lhe deu dor de cabeça foi usado, tente ventilar bem o ambiente. A falta de circulação de ar pode aumentar a concentração do aroma no ambiente, o que pode agravar a dor de cabeça. Abrir janelas e portas pode ajudar a reduzir a intensidade do cheiro.
  4. Hidratar-se adequadamente: Manter-se devidamente hidratado pode ser uma maneira eficaz de amenizar a dor de cabeça. Beber água pode atenuar a intensidade da dor, especialmente se a causa for a desidratação ou a irritação provocada por certos compostos químicos encontrados em perfumes.

Ajuda médica

Se as dores de cabeça causadas pelo perfume forem frequentes e intensas, pode ser necessário consultar um profissional de saúde para um diagnóstico mais preciso. Como o Dermatologista, se a dor de cabeça for acompanhada de irritações na pele; ou um Neurologista, caso você tenha histórico de enxaqueca e perceba que o perfume te causa crises. Outros especialistas que podem ser consultados são o Alergista e o Otorrinolaringologista

(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!