Quais são os medicamentos e itens gratuitos do Programa Farmácia Popular? Veja lista
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira (13) a gratuidade total do Programa Farmácia Popular
![fonte](/img/ic-fonte.png)
Os quatro novos itens recebidos que serão gratuitos a partir de agora pelo Programa Farmácia Popular, do Governo Federal, já estão disponíveis nas farmácias de Belém. Na avenida Duque de Caxias, com a travessa Angustura, em uma unidade de uma grande rede de farmácias, os novos remédios para diabetes Forxige e Edistride e as fraldas geriátricas já estavam nas gôndolas reservadas ao Farmácia Popular. Além deles, o remédio genérico Dopaglifozina também entrou na lista.
"Os remédios entraram ontem no programa. Hoje, nós já tivemos pedidos. Dois senhores vieram aqui. Um já sabia que o remédio estava disponível, o outro não, e ele ficou muito feliz. Esses remédios custavam R$ 86,60. É uma economia importante para as pessoas", detalha o farmacêutico Carlos Gabriel Giordana.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou na última quinta-feira (13/02c) a gratuidade total do Programa Farmácia Popular. Durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, ela informou que os 41 itens do programa serão distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a medida vale para toda a população brasileira, não apenas para os beneficiários do Bolsa Família, e impactará diretamente mais de um milhão de pessoas por ano, que antes precisavam pagar coparticipação.
Como ter acesso aos medicamentos?
Para ter acesso aos itens do Farmácia Popular o procedimento é muito simples. O paciente precisa se dirigir até uma farmácia, de qualquer local ou rede, que esteja credenciada no programa. As farmácias cadastradas possuem uma placa do programa na frente. Qualquer dúvida basta perguntar para um atendente.
Em seguida, ele pode se dirigir ao balcão. Para receber os itens, os interessados somente podem retirar com a receita do médico no seu nome, em que esteja identificado a quantidade de medicamentos por dia, e um documento oficial com foto.
VEJA MAIS
Para retirar o medicamento para outras pessoas, caso de idosos, pessoas com deficiência, acamados, ou dificuldade de locomoção, o responsável pela retirada precisa ter a receita médica, o documento oficial do paciente, o documento do responsável por pegar os itens, e uma procuração reconhecida em cartório. para a retirada de fraldas geriátricas também é necessário o documento de um médico apontando quantas fraldas são necessárias por dia. Os documentos são escaneados pela farmácia para serem enviados para o Ministério da Saúde.
Os pacientes recebem a quantidade de medicamentos contabilizados exatamente para um mês. Após os 30 dias, eles podem procurar novamente a mesma farmácia, ou outra unidade, com os mesmos documentos, e retirar os itens. Cada receita ou laudo possui seis meses de validade. As mulheres também tem direito pelo programa de receber absorventes gratuitamente nas farmácias. Para isso precisam se cadastrar pelo aplicativo Meu SUS Digital.
A fiscal de loja Fátima Mota, de 40 anos, se beneficiou pela primeira vez do programa ao adquirir absorventes para uma das filhas menor de idade. “Achei que é menos um custo para a gente no mês. Essa é a primeira vez que estou conseguindo absorventes pelo programa. Minha mãe e meu pai já conseguem vários medicamentos para eles. Todos os meses eles pegam. É muito importante ter esse programa para mim que sou mãe e pai”, declarou.
Programa Farmácia Popular está em expansão, segundo a ministra da Saúde
A ministra ainda anunciou que o governo ampliou o credenciamento para 758 cidades que ainda não contavam com o Farmácia Popular. A ideia é chegar a todas as cidades, segundo a ministra. Atualmente, o programa já está presente em 4.812 municípios (86% das cidades e 97% da população com mais de 31 mil farmácias credenciadas). O programa foi criado em 2004.
“Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, disse a ministra. O ministério contabiliza que, de 2022 para 2024, o total de pessoas atendidas passou de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024.
Confira a lista completa de itens e medicamentos:
Asma
Brometo de ipratrópio 0,02mg
Brometo de ipratrópio 0,2 mg
Dipropionato de beclometasona 200mcg
Dipropionato de beclometasona 250mcg
Dipropionato de beclometasona 50mcg
Sulfato de salbutamol 100mcg
Sulfato de salbutamol 5mg
Diabetes
Cloridrato de metformina 500mg
Cloridrato de metformina 500mg - ação prolongada
Cloridrato de metformina 850mg
Glibenclamida 5mg
Insulina humana regular 100ui/ml
Insulina humana 100ui/ml
Hipertensão
Atenolol 25mg
Besilato de anlodipino 5 mg
Captopril 25mg
Cloridrato de propranolol 40mg
Hidroclorotiazida 25mg
Losartana potássica 50mg
Maleato de enalapril 10mg
Espironolactona 25 mg
Furosemida 40 mg
Succinato de metoprolol 25 mg
Anticoncepção
Acetato de medroxiprogesterona 150mg
Etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
Noretisterona 0,35mg
Valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
Osteoporose
Alendronato de sódio 70mg
Dislipidemia
Sinvastatina 10mg
Sinvastatina 20mg
Sinvastatina 40mg
Doença de Parkinson
Carbidopa 25mg + levodopa 250mg
Cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
Glaucoma
Maleato de timolol 2,5mg
Maleato de timolol 5mg
Rinite
Budesonida 32mcg
Budesonida 50mcg
Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
Dignidade menstrual
Absorvente higiênico
Diabetes + doença cardiovascular
Dapagliflozina 10 mg
Incontinência
Fralda geriátrica
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA