‘Qdenga’: Anvisa aprova vacina contra dengue; público será de 4 a 60 anos

Esse não é o primeiro imunizante contra a doença. Há no mercado a Dengvaxia, porém, ela é indicada apenas para quem já foi infectado pela doença

Rayanne Bulhões
fonte

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do imunizante contra a Dengue. A liberação da vacina, chamada de ‘Qdenga’ aconteceu nesta quinta-feira (02). Esse não é o primeiro imunizante contra a doença. Há no mercado a Dengvaxia, porém, ela é indicada apenas para quem já foi infectado pela doença.

A dose “Qdenga” é produzida pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma. Contém quatro diferentes cepas do vírus causador da doença. O público alvo será: crianças a partir de 4 anos até adultos com 60 anos.

VEJA MAIS

image Pará registra mais de 6,7 mil casos de dengue em 2022
Segundo o Ministério da Saúde, o estado é o terceiro da região Norte com maior número de casos

image Parauapebas intensifica ações de combate à dengue em período chuvoso
A orientação do órgão neste período é que a população fique atenta e tome alguns cuidados necessários como varredura em sua residência para eliminar os criadouros existentes, como, por exemplo, limpar calhas, caixas d’água, ralos e recolher garrafas e outros

Além do Brasil, a Qdenga também já foi aprovada para uso e comercialização na União Europeia. O registro foi concedido em 20 de dezembro de 2022.

image Brasil tem aumento de 180,5% nos casos de dengue em 2022; Pará tem aumento de 60%
Mesmo com o cenário nacional, a região Norte ficou em 5º lugar no ranking das áreas com mais casos da doença

“Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração da vacina”, explicou a Anvisa em nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!