Pesquisadores descobrem funcionamento de proteína inédita que pode ajudar no tratamento do câncer
O estudo pode ser aplicado em novos medicamentos, já que sem a proteína as propriedades que promovem o crescimento do tumor são neutralizadas
Uma descoberta feita por Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, pode mudar o futuro dos estudos sobre o câncer. É que os acadêmicos conseguiram identificar um mecanismo capaz de controlar o crescimento de tumores em células animais. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Communications, na última segunda-feira (30).
Nesse novo estudo, os cientistas descobriram e isolaram a proteína HnRNPK. Ela é responsável pelo crescimento de tumores no corpo. A micro substância faz com que o RNA mensageiro - com dois códigos genéticos associados ao desenvolvimento de tumores – impeça que forme uma fita dupla do RNA. Esse movimento – de dois genes separados - favorece o desenvolvimento do câncer.
VEJA MAIS
Em entrevista ao site EurekAlert, o professor de genética médica Chandrasekhar Kanduri explicou que manter o RNA desses dois genes separado promove o crescimento de tumores que dependem de fatores de crescimento. "Sem a proteína HnRNPK, as propriedades que promovem o crescimento do tumor são neutralizadas”, disse um dos líderes da pesquisa.
A parte positiva é que os medicamentos criados futuramente poderiam ser capazes de bloquear os efeitos da proteina HnRNPK. Assim, impediriam o desenvolvimento do tumor e trariam menos efeitos colaterais ao paciente em comparação com os tratamentos utilizados nos dias de hoje.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA