Pesquisadores descobrem funcionamento de proteína inédita que pode ajudar no tratamento do câncer

O estudo pode ser aplicado em novos medicamentos, já que sem a proteína as propriedades que promovem o crescimento do tumor são neutralizadas

Rayanne Bulhões

Uma descoberta feita por Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, pode mudar o futuro dos estudos sobre o câncer. É que os acadêmicos conseguiram identificar um mecanismo capaz de controlar o crescimento de tumores em células animais. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Communications, na última segunda-feira (30).

Nesse novo estudo, os cientistas descobriram e isolaram a proteína HnRNPK. Ela é responsável pelo crescimento de tumores no corpo. A micro substância faz com que o RNA mensageiro - com dois códigos genéticos associados ao desenvolvimento de tumores – impeça que forme uma fita dupla do RNA. Esse movimento – de dois genes separados - favorece o desenvolvimento do câncer.

VEJA MAIS

image Menos tabaco, mais saúde: ex-fumantes relatam melhoras depois da superação do vício
O tabagismo pode causar aproximadamente 50 outras doenças incapacitantes ou fatais como câncer, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas


image Camu-camu: o que é, benefícios e como comer
Você sabia que a Camu-camu pode auxiliar no tratamento contra o câncer e é a segunda fruta com maior teor de vitamina C no mundo? Confira outras curiosidades sobre essa fruta típica da região amazônica


image No Ophir Loyola, pacientes enfrentam câncer com apoio da psicologia
Profissionais da saúde descrevem como auxiliam pacientes oncológicos no enfrentamento à doença; rede de apoio contribui para o cuidado com a saúde mental

Em entrevista ao site EurekAlert,  o professor de genética médica Chandrasekhar Kanduri explicou que manter o RNA desses dois genes separado promove o crescimento de tumores que dependem de fatores de crescimento. "Sem a proteína HnRNPK, as propriedades que promovem o crescimento do tumor são neutralizadas”, disse um dos líderes da pesquisa.

image Em meio a luta contra o câncer, Simony celebra aniversário de 16 anos da filha Pyetra
A cantora fez uma postagem carinhosa fazendo as felicitações a adolescente que também é filha do ex-jogador de futebol Diego Souza.

A parte positiva é que os medicamentos criados futuramente poderiam ser capazes de bloquear os efeitos da proteina HnRNPK. Assim, impediriam o desenvolvimento do tumor e trariam menos efeitos colaterais ao paciente em comparação com os tratamentos utilizados nos dias de hoje.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!