O que fazer para aprender e não esquecer? Neurocientista ensina três dicas
O cérebro pode ser trabalhado para aprender vários assuntos sem esquecer. Veja como
Pode parecer difícil estar exposto a tantas informações e conseguir “reter” todo o assunto na memória. Mas, você sabia que é possível treinar o cérebro para que ele aprenda vários assuntos sem esquecer?
VEJA MAIS
Em entrevista ao portal Metrópoles, a neurocientista Livia Ciacci, da empresa educacional Supera - Ginástica para o Cérebro, explicou que o aprendizado pode ocorrer de inúmeras maneiras, como pelo estímulo de canais sensoriais, da visão ou da audição.
Para garantir que esse conhecimento se torne uma memória a longo prazo, ou seja, fique "consolidada” na memória, é necessário mostrar ao cérebro que ele é relevante. Veja como:
- Repetição - na hora do estudo, a pessoa deve voltar a ler e “repetir” o conteúdo várias vezes, tentando fazer conexões com outros assuntos.
- Impacto emocional/sensorial - a fixação do conteúdo vai ocorrer por meio do apelo emocional, ou seja, ao gostar daquele “suposto” assunto, a pessoa se sentirá mais à vontade para aprender.
Como fixar na memória o que estudou?
Para a neurocientista, uma forma de fazer com que o conteúdo estudado fique fixo na memória é importante “utilizá-lo de vez em quando” e sempre “reforçá-la”.
(Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA