Nitazoxanida: para que serve, como tomar e quais os benefícios e riscos
Conhecido pelo nome comercial 'Annita', a Nitazoxanida é encontrada em comprimidos ou por suspensão e faz parte da classe de antiparasitários de amplo espectro
Conhecido popularmente como "Annita", a Nitazoxanida é um antiparasitário de amplo espectro eficaz no tratamento de diversas enfermidades, desde gastroenterites virais (Rotavírus) a parasitoses provocadas por helmintos (Amebíase ou Ascaridíase). Nas drogarias, é encontrado nas formas de comprimidos de 500mg e em suspensão 20mg/ml. Atenção: medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação e informe-se com seu médico.
VEJA MAIS
Em entrevista ao OLiberal, a médica Camila Yonezawa explica como funciona o mecanismo de ação da Nitazoxanida. "O medicamento possui ação inibitória direta da enzima piruvato ferredoxina oxidoredutase (PFOR), bloqueando a atividade dos vírus intestinais de se multiplicar e destrói a ação dos protozoários agindo diretamente na sua estrutura", diz a especialista.
VEJA MAIS
Para que serve a Nitazoxanida? (Benefícios)
- Gastroenterites virais provocadas por Rotavírus e Norovírus;
- Doenças causadas por nematódeos, cestódeos e trematódeos;
- Amebíase;
- Giardíase;
- Criptosporidíase;
- Blastocistose, balantidíase e isosporíase.
Assista ao vídeo de especialista sobre a Nitazoxanida
Como tomar Nitazoxanida?
-
A administração do medicamento varia de acordo com o paciente. Em crianças, a Nitazoxanida é administrada conforme o peso, com auxílio de uma seringa dosadora; para adultos, o medicamento deve ser tomado uma vez a cada 12 horas, durante 3 dias.
"Em casos de criptosporidíase [infecção pelo protozoário Cryptosporidium] em imunodeprimidos deve ser estendido [o tratamento] por 14 dias", orienta a médica Camila Yonezawa.
O que tem na Nitazoxanida?
Nitazoxanida e excipientes q.s.p. amido, hipromelose, sacarose, amidoglicolato de sódio, talco, estearato de magnésio, copolímero de ácido metacrílico e metacrilato de etila, dióxido de titânio, corante D&C amarelo laca nº 10, trietilcitrato e polissorbato 80).
Quais os riscos da Nitazoxanida?
Este medicamento pode ser receitado para pessoas sem comorbidades. Ele possui restrição para pacientes renais crônicos, hepatopatas e/ou indivíduos como hipersensibilidade à fórmula ou algum componente dela. A superdosagem da Nitazoxanida pode causar uma hepatite medicamentosa.
Qual o efeito colateral da Nitazoxanida?
Comuns:
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Vômito;
- Dor de cabeça.
Incomuns:
- Aumento da TGP (enzima) no sangue;
- Taquicardia;
- Febre;
- Prurido;
- Rinite;
- Alergias.
(*Juliana Maia, estagiária de jornalismo sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA