Naproxeno: para que serve, como tomar e quais os benefícios e riscos
Este remédio, assim como os outros da classe, podem ser utilizados por jovens e adultos e, conforme orientação médica, devem ser evitados nos extremos de idades
O Naproxeno é um medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) com ação rápida, de cerca 20 a 30 minutos após a ingestão. Nas farmácias, pode ser encontrado em forma de comprimidos revestidos. Atualmente, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está desenvolvendo um estudo da forma farmacêutica injetável do Naproxeno em nanopartículas lipídicas.
VEJA MAIS
Para que serve o Naproxeno? (Benefícios)
- Inflamações pós- traumáticas, como contusões e entorses;
- Pós-operatórios (cirurgias odontológicas, ortopédicas);
- Problemas ginecológicos (dismenorreias);
- Dor de cabeça;
- Sintomas dolorosos na coluna vertebral;
- Reumatismo não articular;
- Inflamações otorrinolaringológicas (ouvido, nariz e garganta).
Assista ao vídeo de especialista sobre o Naproxeno
Como tomar Naproxeno?
- Naproxeno 250 mg: 1 comprimido de 250 mg de 1 a 2 vezes por dia;
- Naproxeno sódico 275 mg: 1 comprimido de 275 mg de 1 a 2 vezes por dia;
- Naproxeno 500 mg: 1 comprimido de 500 mg, 1 vez ao dia, ou seja, 1 comprimido a cada 24 horas.
- Naproxeno sódico 550 mg: 1 comprimido de 550 mg, 1 vez ao dia, ou seja, 1 comprimido a cada 24 horas.
O que tem no Naproxeno?
Cada comprimido contém Naproxeno e os seguintes excipientes: amido, povidona, óxido de ferro amarelo, croscarmelose, dióxido de silício coloidal e estearato de magnésio.
Quais os riscos do Naproxeno?
Segundo a médica, o medicamento pode trazer riscos para pacientes de idades extremas, como em casos abaixo dos 14 anos (exceto em casos de artrite juvenil crônica) e acima dos 60 anos por terem efeito inibitório na enzima que protege a integridade gastrointestinal.
- Naproxeno não é recomendado para pacientes que possuem hipersensibilidade alérgica ao ácido acetilsalicílico (AAS) ou quaisquer outros AINES;
- O medicamento deve ser evitado em pessoas que que possuam alto risco cardiovascular.
"Quando ingeridos por um tempo prolongado podem gerar insuficiência renal e hepática, por isso, é contra-indicado em pacientes renais crônicos e hepatopatas. Além disso, um estudo britânico publicado na revista científica "Lancet" sugere que anti-inflamatórios analgésicos, podem aumentar o risco de doenças cardíacas quando ingeridos em grandes doses, podendo causar grandes trombos no interior dos vasos sanguíneos", complementa a especialista.
Qual o efeito colateral do Naproxeno?
- Distúrbios cardiovasculares: edema, hipertensão e insuficiência cardíaca;
- Distúrbios gastrintestinais: úlceras pépticas, perfuração e/ou sangramento gastrintestinal (especialmente em idosos), náuseas, vômitos, diarreia, flatulência, obstipação, hematêmese, exacerbação de colite e doença de Crohn;
- Distúrbios renais e urinários: nefrite intersticial, necrose renal papilar, síndrome nefrótica, insuficiência renal, nefropatia, hematúria e proteinúria.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA