CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dores na coluna podem aparecer após as férias; entenda

Esses desconfortos podem ser atribuídos a diversos fatores relacionados ao estilo de vida durante as férias e ao retorno às atividades cotidianas

O Liberal
fonte

Após o período de férias, é comum muitas pessoas sentirem dores no corpo, especialmente na região da coluna lombar e cervical. Esses desconfortos podem ser atribuídos a diversos fatores relacionados ao estilo de vida durante as férias e ao retorno às atividades cotidianas.

Segundo o fisioterapeuta Raphael Torres, as principais causas incluem postura sentada prolongada, sedentarismo temporário, movimentos bruscos e viagens longas. “Isso acontece porque é comum adotarmos posturas prolongadas quando fugimos da rotina viajando, especialmente se  permanecermos sentados por longos períodos em cadeiras desconfortáveis ou dormirmos em camas com travesseiros inadequados, colchão mole ou duro demais ”, explicou.

Pessoas com histórico de problemas na coluna, como hérnia de disco, ou dor na coluna com histórico de travamentos, estão mais propensas a sentir dores após as férias. Além disso, pessoas sedentárias ou com sobrepeso podem apresentar maior risco devido ao enfraquecimento muscular e sobrecarga na coluna. Ignorar as dores pode levar a complicações mais graves, como crises agudas de dor e lesões musculares, tornando-se incapacitante e limitando as atividades diárias, além de afetar o sono, o humor e a produtividade no trabalho.

VEJA MAIS:

image Projeto da UFPA cuida de pessoas com dores na coluna; veja como buscar atendimento
Sedentarismo, obesidade, estresse e piora da qualidade do sono estão associadas a dor na coluna

image Volta às aulas: peso da mochila pode causar problemas de coluna; veja os cuidados
“A escolha da mochila adequada e o cuidado com o peso carregado são essenciais para prevenir problemas de saúde na coluna das crianças”, diz o Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Pará, Dante Giubilei

image Sapatos baixos podem causar dores e fazer mal à coluna; entenda
Sapatos baixos, chinelos e rasteirinhas podem causar dores na lombar; especialistas explicam os problemas e o que fazer para evitar os problemas

O tratamento e a prevenção das dores na coluna envolvem a manutenção de uma postura adequada, prática regular de exercícios físicos, alongamentos diários, uso de equipamentos ergonômicos e evitar movimentos bruscos. “Ao voltar de viagem, é de extrema importância que o paciente retome seus cuidados com o corpo, realizando exercícios físicos e fisioterapia”, acrescentou o fisioterapeuta Raphael Torres.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!