Dipirona, camarão e camisinha: veja as 10 alergias mais pesquisadas pelos paraenses

Ranking das alergias mais buscadas no Pará foi elaborado com dados do Google; interesse por temas de saúde cresceu mais de 30%

Hannah Franco | Especial em O Liberal

Nos últimos cinco anos, o interesse por temas relacionados à saúde cresceu significativamente em todo o Brasil, e no Pará esse movimento se refletiu de forma expressiva. Dados fornecidos com exclusividade pelo Google à redação integrada de O Liberal revelam que as buscas por doenças no Estado aumentaram mais de 30% no período. E entre os temas que mais chamaram atenção dos paraenses, as alergias ocuparam um espaço importante.

Segundo o levantamento, a alergia a dipirona foi o tipo mais pesquisado no estado nos últimos 12 meses. A medicação, bastante utilizada no tratamento de dores e febres, lidera a lista, indicando preocupação da população com possíveis reações adversas.

VEJA MAIS

image Alergia a camisinha aparece entre os termos mais buscados no Pará, segundo o Google
Termo ficou à frente de "alergia a picada de inseto" e revela dúvidas da população sobre reações ao látex e componentes do preservativo

image Qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar? Entenda
Por possuírem sintomas parecidos, alergia e intolerância alimentar podem ser confundidas. Nessa terça-feira, 7 de maio, é o Dia Nacional de Prevenção às Alergias.

Em segundo lugar, aparece a alergia a ovo, seguida por alergia a camarão, ingrediente muito presente na culinária paraense, em pratos tradicionais como o tacacá e o vatapá. Outro dado que chama atenção é o sétimo lugar ocupado pela alergia a camisinha, que ficou à frente até mesmo da alergia a picada de inseto.

Também aparecem na lista alergias consideradas mais raras, como alergia à água e alergia ao calor, que ocupam, respectivamente, o oitavo e nono lugares entre as mais pesquisadas.

Confira a lista completa das 10 alergias mais buscadas no Pará:

  1. Alergia a dipirona
  2. Alergia a ovo
  3. Alergia a camarão
  4. Alergia à proteína do leite
  5. Alergia a amoxicilina
  6. Alergia a poeira
  7. Alergia a camisinha
  8. Alergia a água
  9. Alergia a calor
  10. Alergia a picada de inseto

Prevenção e diagnóstico

Para quem suspeita de algum tipo de alergia, a recomendação é procurar um dermatologista ou alergologista. Um dos principais exames utilizados para confirmação é o teste de alergia, que pode ser feito no consultório médico e ajuda a identificar reações a substâncias específicas, como alimentos, medicamentos e agentes ambientais.

O teste pode ser feito na pele — geralmente no antebraço ou nas costas —, ou de forma oral e até por exame de sangue, a depender do caso. É importante que o paciente suspenda o uso de anti-histamínicos e evite cremes na pele antes do procedimento, para garantir resultados precisos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!