Conheça as frutas que auxiliam na prevenção da Diabetes
A maioria delas possuem baixo índice glicêmico e ajudam na função da insulina no corpo
Comer um docinho depois do almoço é uma necessidade fisiológica de muitas pessoas, mas quem adere a essa prática de forma exagerada pode acabar desenvolvendo Diabetes, uma condição crônica que pode afetar o metabolismo de açúcar no sangue. Mas apesar do excesso de açúcar ser o principal causador dessa doença no mundo, ela também pode ser desenvolvida por fatores genéticos.
Em entrevista ao Portal Metrópoles, a nutricionista Cibele Santos destacou algumas frutas que são fortes aliadas para a prevenção da Diabetes, destacando os morangos, as framboesas e os mirtilos ricos em antioxidantes. “Sozinhas, elas [frutas] não fazem milagre, mas dentro de um estilo de vida saudável, com atividade física e controle do estresse, são peças-chave para manter a glicose sob controle”, explicou.
VEJA MAIS
Confira algumas frutas que ajudam a prevenir a Diabetes
Além das frutas vermelhas citadas acima, a nutricionista Cibele Santos apresentou mais algumas que também ajudam a prevenir a doença. Veja!
-
Maçã
A maçã é uma ótima fonte de fibras e se caracteriza como uma fruta bastante acessível a todos. A sua casca possui Quercetina, um antioxidante que contribui para a melhora da sensibilidade à insulina.
-
Cereja
Há quem imagine que por ser doce, a cereja não possui nenhum potencial para auxiliar no consumo de açúcar diário, mas essa fruta possui baixo índice glicêmico e o potencial de favorecer a saúde cardiovascular do corpo.
-
Pera
A pera é rica em fibras e, por isso, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. Ela atua no retardamento da absorção de glicose e, consequentemente, na prevenção da Diabetes.
-
Kiwi
Apesar de ser pequeno, o Kiwi é uma fruta que tem um poder muito grande nos benefícios para as pessoas que procuram evitar a Diabetes, seja por fatores hereditários ou pelo aumento no consumo de açúcar no cotidiano. Essa fruta é rica em vitamina C e auxilia na função da insulina no corpo.
(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com)