Qual a idade certa para oferecer suco de frutas às crianças? Veja aqui!
A ingestão na idade errada pode gerar o consumo alto de calorias e o risco de cáries em bebês
A Academia Americana de Pediatria (AAP) divulgou em seu site as novas diretrizes relacionadas ao consumo de suco de frutas por crianças pequenas. Essa diretriz é uma atualização das últimas recomendações publicadas que sugeriam a ingestão de sucos apenas para bebês com seis meses.
Segundo a AAP e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), esse tempo de vida mudou, agora os bebês devem consumir apenas frutas in natura enquanto ainda não completaram um ano, isto é, sem a ingestão de sucos, mesmo que sejam naturais. O motivo para essa recomendação é porque a ausência de fibras e proteínas nos sucos pode predispor as crianças ao ganho de peso inadequado, ao consumo exagerado de calorias e ao risco de cáries.
Apesar de muitos sucos serem reconhecidos pelas suas vitaminas e benefícios para a constipação, algumas frutas perdem os seus nutrientes durante o modo de preparo e, por isso, devem ser evitados pelas crianças de até um ano. "Suco de frutas não oferece benefícios nutricionais para crianças menores de um ano e não deve ser incluído na dieta”, recomenda a Academia Americana de Pediatria.
VEJA MAIS
Confira mais algumas recomendações:
-
Até 6 meses
Deve-se oferecer ao bebê apenas alimentação exclusiva à base de leite materno e, mesmo depois da introdução de outros alimentos, também é essencial que persista com o leite até os 2 anos de idade.
-
Dos 6 meses a 1 ano
Deve-se introduzir leite materno, papinhas e alguns vegetais.
-
De 1 a 2 anos
Deve-se oferecer sucos naturais, mas com uma limitação de 100ml por dia.
-
Dos 2 anos aos 6 anos
Deve-se continuar introduzindo sucos naturais, mas agora com uma limitação de 150ml por dia.
(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web em Oliberal.com)