Como beber chá de forma segura? Profissional alerta sobre a ingestão de receitas perigosas
Conhecidos por trazerem benefícios ao corpo, alguns chás, no entanto, podem causar danos a órgãos como fígado
O chá é uma bebida feita de forma natural que, geralmente, muitas pessoas buscam para tratar enfermidades. O chá de camomila, por exemplo, é bastante conhecido por aliviar o estresse e a ansiedade. Já o da folha de boldo tem propriedades que podem ajudar em diversos problemas de saúde, como os renais. Outros, ainda, são feitos a partir de combinação de vários elementos e prometem emagrecimento rápido até quando a pessoa está dormindo, sendo grandes tentações para quem quer perder peso de forma imediata - o que, inclusive, pode trazer grandes riscos à saúde.
Entre uma diversidade de receitas de chás, há a necessidade de entender quais os benefícios e malefícios que essas bebidas naturais podem gerar no corpo. Pensando nisso, a Redação Integrada de O Liberal te traz algumas orientações de como consumir o chá de forma segura.
VEJA MAIS
Em entrevista exclusiva à redação, a médica Hepatologista Isabel Bastos alerta que há chás que devem ser evitados ao máximo, pois alguns afetam diretamente o fígado, tendo o efeito reverso da maioria desse tipo de bebida.
"Os chás com maior potencial de lesão ao fígado são o Chá de Cavalinha, Chá Verde, Valeriana e Chá de Sene. O consumo desses chás deve ser evitado, pois não existe uma quantidade segura estabelecida e o grau de lesão pode variar de pessoa para pessoa.", sinaliza a médica.
Quanto tomar por dia?
A profissional indica também a quantidade ideal de chá a ser tomada diariamente: "O ideal é um consumo de 200 a 400ml por dia. Alguns chás muito comuns como hibisco e boldo também podem ser prejudiciais ao fígado quando consumidos em excesso. A concentração mais segura seria uma colher da erva diluída em um litro de água fervente, para serem consumidos até duas xícaras por dia."
Antes de qualquer ingestão de receita de chá, como as milhares que existem disponíveis de graça na internet, a médica orienta que sempre busque um profissional adequado. "A maioria dos chás e também as famosas 'Garrafadas' - bebidas alcoólicas com plantas medicinais, que podem ser utilizadas para tratar diversas doenças - são utilizadas no dia a dia como automedicação. Então, a principal dica é sempre buscar orientação profissional antes de iniciar o tratamento de qualquer doença, para que sejam seguidas recomendações seguras."
(*Gabriel Bentes, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de oliberal.com)