Cirurgia para enxaqueca diminui dores de cabeça, diz pesquisa
O procedimento, que está disponível no Brasil, é eficaz para a redução dos sintomas de dores na cabeça e do uso de medicamentos
Uma pesquisa feita na Harvard Medical School aponta que a cirurgia de enxaqueca realmente funciona para reduzir sintomas de dor de cabeça. Além disso, também seria eficaz para diminuir os efeitos de dores na cabeça causados por uso de remédios, principalmente entre pacientes com dor crônica e debilitante.
VEJA MAIS
O estudo comparou o uso de medicamentos no pré e pós-operatório de pacientes que fizeram a cirurgia. Segundo os resultados, mais de dois terços das pessoas diminuíram o uso de remédios prescritos. Do total de pacientes que participaram da análise, 23% não precisou mais tomar nenhum remédio.
Resultados
Após 12 meses da cirurgia para enxaqueca, 68% dos pacientes - dos 96% dos indivíduos que tomavam medicamentos antes do procedimento -, disseram ter diminuído o uso de remédios prescritos. Além de que:
- Os pacientes relataram 67% de diminuição no número de dias em que tomaram a medicação.
- Metade dos pacientes afirmaram que o remédio para enxaqueca, após a cirurgia, os ajudou mais em comparação com o período pré-operatório.
Sobre a cirurgia para enxaqueca
A cirurgia para enxaqueca está disponível no Brasil. O procedimento age na descompressão dos nervos periféricos na face, cabeça e pescoço para aliviar os sintomas da enxaqueca. O efeito da enxaqueca acontece da seguinte forma:
- Os ramos desses nervos, responsáveis pela sensibilidade da face, pescoço e couro cabeludo, podem sofrer compressões das estruturas ao seu redor, como músculos, vasos e ossos;
- Então acaba ocasionando a liberação de substâncias (neurotoxinas) que desencadeiam uma cascata de eventos responsáveis pela inflamação dos nervos e membranas ao redor do cérebro;
- Isso irá causar sintomas de: dor intensa, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
As cirurgias para enxaqueca são divididas em sete tipos diferentes e podem ocorrer em regiões da cabeça, como:
- frontal;
- rinogênica;
- temporal;
- occipital (nuca)
Para cada um dos tipos de dor existe um acesso diferente para tratar os ramos dos nervos, e todos estão nas áreas:
- superficiais da face;
- couro cabeludo;
- ou cavidade nasal.
Quem pode fazer a cirurgia para enxaqueca?
O procedimento pode ser realizado em qualquer paciente que:
- tenha diagnóstico de enxaqueca e sofra com duas ou mais crises severas de dor por mês - que não consigam ser controladas por medicações;
- quem sofre com efeitos colaterais dos remédios para dor
- quem tenha intolerância à medicação para dor de cabeça
O procedimento ocorre em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. O tempo de duração da cirurgia para cada nervo é cerca de duas horas e o paciente tem alta no mesmo dia.
(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Vanessa Pinheiro)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA