CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Centros de Parto Normal: Pará vai receber duas novas unidades

Com um investimento de R$ 6,2 milhões do Novo PAC, serão construídas uma unidade em Redenção e outra em Moju

O Liberal
fonte

As cidades de Redenção e Moju, no Pará, serão beneficiadas com a construção de um Centro de Parto Normal (CPN) cada. Essa iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) - Eixo Saúde, que planeja a construção de 30 CPNs em 19 estados brasileiros, com um investimento total de R$ 93 milhões. Projetadas para realizar aproximadamente 36 mil atendimentos por ano, essas unidades oferecerão um ambiente acolhedor e assistência humanizada, beneficiando mais de 2 milhões de gestantes.

Os centros de parto normal são unidades de saúde destinadas à assistência ao parto de risco habitual, fora de estabelecimento hospitalar, que prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. São projetados para oferecer um ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal, em consonância com o foco prioritário do Governo Lula na saúde da mulher. Segundo Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelo projeto dos CPNs, o objetivo é ofertar um atendimento completo às gestantes. 

Eles serão compostos por 5 suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, com espaços que possibilite a presença de acompanhante de livre escolha da mulher e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado, em conformidade com a normas que regulamentam os serviços de obstetrícia e neonatologia, além de serem uma edificação inclusiva e sustentável. 

VEJA MAIS

image Presidente do CFM defende parto prematuro no lugar do aborto em gestação com mais de 22 semanas
Para José Hiran da Silva Gallo, dessa maneira, não há "crueldade".

image Carnaval antecipa partos cesarianos no Brasil; saiba o porquê
Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) aborda os riscos de um parto antecipado e os benefícios de um nascimento na data agendada - e até em caso de postergação

]

image Alta sobrecarga da maternidade pode levar a doenças mentais, alerta psiquiatra
Na última semana, casos de violência de mãe contra filho causaram espanto. Um deles diz respeito à uma mulher que confessou ter matado a filha de 10 meses com chumbinho

Projetos que facilitam as obras 

Os projetos arquitetônicos e de engenharia dos centros de parto normal já foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde para facilitar a execução das obras e instalação dos equipamentos, colocando-os à disposição da população rapidamente. 

“A disponibilização e utilização dos projetos referenciados permite aos municípios a economia de tempo e de recursos, assim como possibilitará a construção de unidade com infraestrutura adequada tanto para os profissionais de saúde como para os usuários do SUS, levando mais saúde e atendimento de qualidade à população”, afirma Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva (SE) do Ministério da Saúde. 

O conjunto de materiais disponibilizado será composto pelos projetos de arquitetura e engenharia em níveis executivos com seus respectivos memoriais, caderno de encargos e especificações e planilha orçamentária. Todos os projetos foram elaborados em metodologia BIM - processo que se baseia em modelos 3D para dar aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção a perspectiva e as ferramentas necessárias para a construção

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!