RS decreta estado de calamidade por causa das chuvas intensas; sobe para 11 o número de mortos

Há pelo menos 21 desaparecidos e mais de 4 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas no estado

O Liberal
fonte

Subiu para 11 o número de mortos devido aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul, nesta semana. A 11ª vítima registrada foi uma adolescente de 17 anos, que teve o corpo localizado pela Polícia Civil após um deslizamento de terra em Santa Maria, na Região Central do Estado. A morte da jovem ainda não estava no último balanço divulgado pela Defesa Civil, que apontava 10 óbitos, 21 desaparecidos, 11 feridos e 4,4 mil desalojados e desabrigados no estado.

Nesta quarta-feira (1º), foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado o decretou de estado de calamidade pública pelos "eventos climáticos de chuvas intensas". O documento afirma que o Estado foi atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III - caracterizados por danos e prejuízos elevados.

image Temporal deixa 8 mortos no RS; 18 pessoas estão desaparecidas
Dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados ao Rio Grande do Sul para sobrevoar os municípios mais afetados e ajudar nas buscas

image Governador do Rio Grande do Sul vai pedir adiamento do 'Enem dos Concursos' após temporais
O motivo do pedido está relacionado às fortes chuvas que atingiram o estado gaúcho nos últimos dias, inviabilizando a realização das provas marcadas para o próximo domingo (05/05).

Segundo o governo, o decreto deve vigorar por 180 dias. Com isso, órgãos e entidades da administração pública estadual prestarão apoio à população nas áreas afetadas. 

O governador Eduardo Leite informou, em suas redes sociais, que determinou a suspensão das aulas em todas as escolas do Rio Grande do Sul nos próximos dois dias (quinta-feira e sexta-feira). "Nossa prioridade no momento é garantir a segurança das pessoas'.

Ele afirmou, ainda, que conversou novamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que manifestou sua intenção de visitar o Estado do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. "Reforcei que precisamos da participação efetiva e integral das Forças Armadas na coordenação deste momento, que é como o de uma guerra. Não temos um inimigo para ser combatido, mas temos muitos obstáculos para serem superados e precisamos da atuação das Forças Armadas", disse Eduardo Leite.

Lula confirmou a ida às regiões atingidas. "Hoje conversei novamente com o governador @EduardoLeite_, do Rio Grande do Sul, para saber da situação das fortes chuvas no estado. Amanhã vou pessoalmente ao Sul para verificarmos a situação e o trabalho conjunto dos ministros com o governo do estado", declarou o presidente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!