Confira como fazer a deliciosa pizza com massa de açaí, sucesso na ‘Di Mare Pizzeria’
O empreendimento em Belém une o melhor da culinária italiana, brasileira e amazônica para surpreender no sabor
Neste domingo (10) é comemorado o Dia da Pizza e o melhor de tudo é aproveitar a data provando sabores diferentes e deliciosos dessa invenção culinária queridinha no mundo todo. Para ensinar uma receita especial desse prato, o Portal OLiberal conversou com Leonardo Mello, sócio-proprietário e pizzaiolo chef da Di Mare Pizzeria, empreendimento especializado em harmonizar o melhor da gastronomia italiana, amazônica e brasileira em Belém.
VEJA MAIS
Di Mare Pizzeria foi idealizada quando Leonardo Mello trabalhava em uma empresa de cruzeiros e pôde conhecer diversas vertentes culinárias pelo mundo, em especial a italiana, por meio do estilo Napolitano de Pizza. Para dar continuidade a ideia do empreendimento, ele se especializou e fez um curso de pizzaiolo em uma das principais escolas italianas. Ao lado da esposa e de alguns amigos, eles tornaram o sonho realidade e usaram inspirações pessoais para escolher o nome da pizzaria e os sabores criativos que fazem muito sucesso entre os clientes.
“Juntamente com a minha esposa Natally, meu sócio Raul Rodrigues e nossos amigos Rogério e Felipe decidimos implementá-la em Belém. Di Mare acabou de completar seu primeiro ano de existência e muitos se perguntam o motivo dela ter recebido esse nome e o porquê da nossa logo ser um ‘Tubarão surfando’. A verdade é que alguns de nossos membros possuem formação acadêmica em Oceanografia e Engenharia de Pesca, o que acabou servindo de inspiração e temática para a nossa identidade visual e nossos sabores autorais”, explica Leonardo.
Segundo Leonardo, Di Mare é mais do que um empreendimento, também possui a missão de proporcionar uma ‘experiência gastronômica única, através da harmonização do tradicional da culinária italiana com a gastronomia neo contemporânea amazônica e brasileira’. Por isso, as pizzas possuem um modo de preparo muito diferente das que são comercializadas em outros locais de Belém e os ingredientes são trazidos da Itália.
“A Pizza Napoletana vai além da massa de longa fermentação e do molho de tomate pellatti… É uma arte, considerada patrimônio cultural imaterial da Unesco. E nós, da Di Mare, fazemos questão de homenageá-la todos os dias com muito carinho e dedicação para que o cliente encontre em cada pedaço uma parte importante de uma cultura e em cada sabor uma experiência que vai surpreender”, afirma o chef.
No cardápio “navegando pelos sete mares”, há 20 opções de pizza, entre doces e salgadas, com variações veganas e ovolactovegetarianas. Elas são divididas em três categorias: Tradizionale (Vera Pizza Napolletana), Speciale (Releituras) e Di Mare (Pizzas Autorais). E vão desde sabores simples até os “exóticos”, como calabresa com mel fermentado de cupuaçu, a “Mar Negro” (com massa de carvão vegetal ativado), e a “Pororoca” (com massa de açaí, jambu, ‘tucupiry’, camarão e mozzarela de búfala).
Como fazer pizza com massa de açaí:
- Rendimento de 6 pizzas de 30 cm
Ingredientes:
Massa:
- 1kg de farinha de trigo tipo 00 italiana
- 70g de açaí em pó
- 600 ml de água
- 1g de fermento biológico seco ou 3g de fermento biológico fresco
- 25g de sal
Recheio:
Para o Pesto
- 3 maços de jambu
- 100 gramas de castanha do Pará
- 250-400 ml de azeite de oliva extra virgem.
- sal a gosto
- 600 gramas de Mussarela de Búfala
- 600 gramas de Camarão rosa descascado
Para o Tucupiry
- 120ml de redução de tucupi
- 600 gramas de requeijão culinário
- 40 a 50 flores de jambu curtidas no Tucupi
Preparo da massa:
- Dissolva o fermento na água e misture o sal à farinha. Em seguida adicione a farinha à água, aos poucos, até que tudo fique homogêneo. Sove por 20 a 25 minutos. Deixe a massa descansar por 1h30 em temperatura ambiente.
- Depois, faça bolas com aproximadamente 290 gramas de massa pronta. As acondicione em temperatura de 3 a 4°C por no mínimo 48 horas. Retire da geladeira de 2 a 3 horas antes do preparo final
Preparo do pesto
Lave bem o jambu em água corrente e deixe secar. Em seguida o coloque em um processador, juntamente com a castanha do Pará e o azeite. Bata tudo até obter uma mistura homogênea.
Preparo do Recheio
- Corte a mussarela em cubos e reserve. Limpe bem o camarão e salteie em uma frigideira bem quente com um fio de azeite. Reserve. Ferva as flores de jambu por 2 minutos no Tucupi e reserve.
- Preparo do tucupiry
- Misture o tucupi ao requeijão culinário e reserve.
Como montar a pizza:
- Abra a massa, preferencialmente com as mãos, empurrando o ar da fermentação em direção às bordas. Adicione o pesto na base, cubra com mussarela de búfala e leve ao forno (convencional por 10 a 12 minutos na temperatura máxima) (napolitano - 90 segundos )
- Em seguida, disponha os camarões salteados, o tucupiry e finalize com as flores de jambu.
Pronto! Agora é só se deliciar.
(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA