Chá Puer: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar
A bebida contém probióticos e antioxidantes que promovem a saúde gastrointestinal e previnem doenças sérias
O chá puer, também chamado de pu-erh, é um tipo de chá pós-fermentado com origem na província de Yunnan, na China. Por combinar vários processos de produção, o puer contém uma grande diversidade de substâncias benéficas para a saúde. Confira quais os benefícios do chá pu-erh, quem não pode tomar e como preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
Segundo pesquisas realizadas em animais, o chá pu'er contém substâncias que incentivam a queima de gordura, inibem a produção da mesma, combatem a gordura no fígado e reduzem o colesterol no sangue.
A bebida também contém probióticos que auxiliam na saúde gastrointestinal e combatem doenças deste sistema.
Em testes in vitro, o chá também inibiu cânceres de mama, de boca e de cólon. A bebida também previne danos aos fígados de pacientes sob quimioterapia.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
Chá puer pode conter muita cafeína, com algumas marcas registrando 100mg por xícara, quase três vezes mais que a quantidade presente em uma xícara de café. Portanto, deve-se consumir até, no máximo, três xícaras deste chá por dia, sendo necessário diminuir esta quantidade se o usuário também tomar outras bebidas cafeinadas, como café e chá preto.
Como fazer chá puer
- Ferva uma xícara (240ml) de água até a ebulição
- Adicione 3-4 gramas de puer e aguarde 5 minutos de infusão
- Coe e adoce a gosto
- Pode-se reutilizar as folhas da primeira xícara em mais infusões consecutivas, aumentando o tempo de repouso em um ou dois minutos a cada vez. A quantidade de infusões adicionais depende da qualidade da marca utilizada e, geralmente, é indicada na embalagem do produto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA