Chá de macela: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar
Também conhecida como marcela, a planta pode ajudar no tratamento de dores estomacais, cólicas, diarreia, insônia, colesterol alto e inflamações em geral
A macela (Achyrocline satureioides), também conhecida como marcela, macela-do-campo e carrapichinho-de-agulha; é uma planta brasileira com grande propriedades calmantes, anti-inflamatórios e antioxidantes. Seu chá é utilizado para tratar problemas estomacais, insônia, cólicas e dores em geral. Confira quais os benefícios do chá de macela, quem não pode tomar e como preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
A marcela possui substâncias com propriedades antiespasmódicas, digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, calmantes. Seu chá pode prevenir e tratar de doenças e sintomas como azias, dores de estômago, gastrites, úlcera, dores de cabeça, cólicas, diarréia, insonia, colesterol alto e inflamações em órgãos.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
A macela ainda não foi totalmente estudada cientificamente. Assim, seu uso é contraindicado para grávidas, lactantes e crianças e todo o consumo da planta deve ser supervisionado por um profissional da área da saúde com experiência em fitoterapias.
Como fazer chá de macela
- Aqueça 250ml de água até a ebulição
- Desligue o fogo e adicione 10g de folhas secas de marcela
- Tampe o recipiente e aguarde 10 minutos de infusão
- Coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA