Chá de catnip: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar
Além de seus efeitos veterinários, a erva catnip pode ajudar no combate à insônia, estresse e ansiedade em humanos
Catnip, também conhecida como erva-gateira, é um dos produtos mais vendidos em pet shops ao redor do mundo, por conta dos efeitos terapêuticos e lúdicos que esta planta tem sobre gatos. Além dos efeitos veterinários, o chá de catnip pode ser muito útil no tratamento de estresse, ansiedade e insônia em humanos. Confira quais os benefícios do chá de erva-gateira, quem não pode tomar e como preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
Catnip contém nepetalactona, uma substância orgânica, similar aos valepotriatos, que causa relaxamento mental e corpóreo. Assim, o chá desta planta pode ser um aliado no tratamento de insônia, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e outros transtornos relacionados.
A bebida também estimula contrações uterinas, o que pode ajudar na regularização do fluxo menstrual e na evacuação de placenta após partos.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
Chá de catnip é contraindicado para crianças, grávidas, lactantes e pessoas com doença inflamatória pélvica, menstruação de fluxo anormal ou qualquer outra condição que pode ser afetada pelo aumento de contrações uterinas.
Os efeitos da catnip podem ser medianos ou até pesados em alguns indivíduos. Portanto, é prudente não consumir o chá desta erva antes de se trabalhar, estudar ou realizar quaisquer tarefas que demandem atenção e alerta. Além disso, a bebida é diurética, então deve ser consumida de 30 minutos até 1 hora antes do horário do sono.
Pessoas que passarão por cirurgia devem se abster de catnip por pelo menos um mês antes de seus procedimentos, uma vez que a erva pode interagir negativamente com certas anestesias.
Como fazer chá de catnip
- Aqueça 240ml de água em uma panela até a ebulição
- Adicione cerca de 8 gramas de catnip, tampe o recipiente e aguarde 15 minutos de infusão. Se desejar, adicione suco de limão para mascarar o sabor da erva
- Coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA