Chá de alcachofra: como fazer, é bom pra que e quem não pode tomar
A alcachofra é uma das maiores fontes naturais de antioxidantes e contém muitos nutrientes essenciais para a saúde humana
A alcachofra é um cardo nativo da região mediterrânea muito utilizado nas culinárias e medicinas populares dos diversos povos desta área do planeta. Além de ser muito rica em vários nutrientes essenciais para a saúde humana, esta planta pode prevenir doenças cardiovasculares, hepáticas e gastrointestinais. Confira quais os benefícios do chá de alcachofra, quem não pode o tomar e como o preparar:
VEJA MAIS
Benefícios para a saúde
Alcachofras contêm altas doses de fibra, ácido fólico, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas C e K. A planta também é uma das maiores fontes naturais de antioxidantes, que previnem condições relacionadas à degeneração e mutação celular, como certos tipos de câncer, alzheimer, envelhecimento da pele, problemas coronários e outras doenças neurológicas.
Segundo estudos, a alcachofra pode reduzir o colesterol no sangue, diminuir a pressão arterial, aliviar sintomas gastrointestinais, reduzir o açúcar no sangue e prevenir danos no fígado.
Quem não pode beber, cuidados e precauções
Alcachofras são contraindicadas para pessoas alérgicas à planta, crianças, gestantes, lactantes e pessoas com problemas renais, biliares e da vesícula. Além disso, aqueles fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou antiplaquetários devem consultar seus médicos antes de consumirem o cardo.
Como fazer chá de alcachofra
- Em uma chaleira, ferva 1 litro de água
- Adicione cerca de 6g de folhas secas de alcachofra
- Aguarde 10 minutos de infusão, coe e adoce a gosto.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA