TRE inicia distribuição de urnas eletrônicas

Depois de prontas são enviadas aos municípios por diversos meios de transporte

Redação Integrada ORM

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará conclui nesta quarta-feira (24), os procedimentos de carga e auditoria das urnas eletrônicas para o pleito deste domingo, 28. O chefe da Seção de Logística de Urnas Eletrônicas, do TRE, Alcides Renato da Silva Pamplona Júnior, assegurou ontem, que concluído o trabalho de preparação, a distribuição começará nesta quinta-feira (25) para as 100 zonas eleitorais do Estado. A maioria dos embarques acontece nesta sexta e no sábado e por vias terrestres e fluviais, de acordo com as características de cada região. Mas há uso de transporte aéreo para municípios como Oriximiná (oeste paraense) e Jacareacanga (sudoeste paraense), onde as urnas chegam por avião e até helicópteros, só para dar dois exemplos.


“A maioria da distribuição será feita nesta sexta e sábado, com 1% acontecendo já amanhã, quinta, e 1%, digamos assim, no domingo, dia da votação”, disse o chefe da Seção de Logística, Alcides Júnior, informando que às 5h, de domingo, sairá embarcação para entrega de urnas nas ilhas em frente a Belém, a exemplo das ilhas do Combu e do Papagaio. “Em cerca de 40 minutos de viagem de barco, ou seja, até às 6h, nó máximo, as urnas já estarão nos locais de votação nas ilhas”, garantiu.

Em Ananindeua, no depósito do TRE, na Cidade Nova II, as urnas são preparadas para ficar aptas às eleições em todo o Pará. O número mais preciso é de cerca de 20.500 urnas, já considerando as de contingência, ou seja, àquelas que ficam prontas para substituírem as que apresentam defeitos durante a votação. 


O processo de preparação das urnas é dividido em dois momentos. O primeiro é a geração das mídias de resultados, uma espécie de pendrive, que armazenam as informações referentes aos candidatos que concorrerão às vagas de governo e presidência neste segundo turno. Logo após a consolidação dessas informações nas mídias de resultados, acontece o segundo momento que será a alimentação das urnas eletrônicas. 

A cerimônia de preparação consiste em inserir a mídia de resultados nas urnas para transferência e armazenamento dos dados. Em seguida, as urnas são lacradas para serem abertas somente no dia 28 de outubro. Cada cartório eleitoral também tem a sua programação de acordo com a necessidade. Para a Grande Belém são preparadas 4.300 urnas que atenderão Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA