CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Servidores da Embrapa no Pará paralisam atividades nesta quarta (16); decisão é nacional

Principal motivo foi rejeição da proposta de reajuste salarial de 2,58%; se entrave na negociação persistir, pode haver greve

Jéssica Nascimento
fonte

Servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de todo o Brasil decidiram paralisar as atividades às 6h30 nesta quarta-feira (16). A decisão foi tomada após rejeição da proposta de reajuste salarial de 2,58% pela empresa pública. Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), a proposta não repõe perdas salariais acumuladas desde 2018, que somam 16,24%, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

VEJA MAIS

image Reajuste salarial se torna impasse e Banco do Brasil segue em greve no Pará
Greve continua apenas no banco brasileiro. Rejeição dos bancários às propostas da instituição financeira foi resultado da assembleia desta segunda (16).

image Bancários da Caixa Econômica encerram greve no Pará. Banco do Brasil segue com a paralisação.
Por 73,71% dos votos, os bancários aceitaram as propostas de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Acordo Coletivo de Trabalho específico

“A gente tá num processo de negociação do acordo coletivo, que é anual, e a Embrapa tem se recusado a negociar”, afirmou Jean Silva, diretor de comunicação do Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário). Conforme Silva, a empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária apresentou uma proposta sem contemplar a categoria. 

“Deixa de fora cláusulas que têm sido muito importantes pra gente, como a cláusula que combate ao assédio moral e sexual, o reconhecimento da escolaridade pra assistente de técnico na carreira e também o próprio reajuste (de salário). Foi feita uma proposta pífia pra categoria que foi recusada em mesa”, detalha o diretor do sindicato. 

Segundo Jean Silva, a ideia da paralisação é somente para hoje (16). “No momento, a gente vai estar distribuindo uma tonelada de banana pra comunidade do entorno até pra simbolizar em troca da banana que a Embrapa deu pra gente na mesa de negociação, a gente vai dar um alimento saudável pra comunidade aqui do entorno”, declarou. 

Conforme o diretor do sindicato, caso a Embrapa não dê continuidade à negociação, a paralisação pode se tornar greve. 

O que a Embrapa diz?

Em nota enviado ao Grupo Liberal, a Embrapa afirma que respeita a decisão do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf). No entanto, ela destaca que, na rodada de negociação do dia 26 de setembro, apresentou ao Sinpaf a proposta para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026, mas a Comissão de Negociação do Sindicato negou em mesa a continuidade do diálogo, o que fecha, para a empresa, os caminhos de negociação com o Governo Federal. 

Nesse cenário, a empresa pública considera relevante a manifestação democrática dos funcionários sobre a proposta que estava em negociação, o que deveria acontecer, segundo ela, por meio de assembleias a serem convocadas pelo sindicato para que se sigam as tratativas necessárias. 

Conforme a empresa, o Acordo Coletivo de Trabalho atual ficará vigente até 31 de outubro, em razão da prorrogação acordada pela Embrapa com o Sinpaf na última rodada de setembro. Após essa data, enquanto não houver acordo, a empresa aplicará o que está previsto em normas, no Plano de Cargos e Salários da Embrapa (PCE), em contratos e em leis.

Além disso, a empresa destacou que o acordo que estava em negociação e cuja continuidade foi suspensa pelo Sinpaf trazia ganhos importantes para os empregados da estatal, como a manutenção de conquistas já alcançadas e a inclusão de novos benefícios.

Segundo a Embrapa, uma das prioridades da atual gestão, composta por maioria mulher (duas diretoras e a presidente), é priorizar programas e iniciativas que fortaleçam as mulheres, tanto em âmbito corporativo, no caso, as empregadas da estatal, quanto em âmbito de programas e políticas públicas voltadas para mulheres rurais. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA