Senado torna mais duras punições para injúria racial no esporte e no humor

As penas podem chegar a cinco anos de detenção e proibir ida a estádios e programações culturais

O Liberal
fonte

Um projeto de lei que aumenta a pena para o crime de injúria racial quando for cometido em eventos esportivos, culturais ou de humor, foi aprovado pelo Senado Federal nesta quarta-feira, 18. PL 4.566/2021, de autoria da deputada Tia Eron (Republicanos), aumenta a pena para reclusão de até cinco anos para crimes nas condições descritas.

VEJA MAIS

image Após ser vítima de racismo, Edenílson comemora gol pelo Internacional com punho cerrado
Meio-campista do Internacional, que acusou Rafael Ramos de ofensa racista no último domingo, ergueu punho e mostrou cor da pele em triunfo pela Sul-Americana

image Lateral do Corinthians é preso por injúria racial após ser acusado de chamar Edenilson de 'macaco'
Rafael Ramos foi solto depois do Timão pagar fiança no valor de R$ 10 mil e negou a acusação

image Fellipe Bastos diz ter sofrido racismo por parte de torcedor do Atlético-GO: ‘Me chamou de macaco'
Meia do Goiás disse que ficou assustado com o episódio e espera que o torcedor seja identificado para ser punido

O Código Penal estabelece pena de um a três anos de reclusão para injúria quando envolve raça, cor, etnia, religião e origem. O condenado, além de ser preso, será proibido de frequentar, por três anos, os locais destinados a eventos esportivos e culturas.

O relator do projeto no Senado, o senador Paulo Paim (PT), acrescentou dispositivos para explicitar em quais casos a alteração na pena deve ser cumprida. O texto original tratava “de injúria racial praticada em locais públicos ou em locais privados de uso coletivo”.  A proposta voltará agora à Câmara Federal para que os deputados confirmem as mudanças realizadas pelos senadores.

Paulo Paim afirmou que crimes de injúria racial têm sido registrados, no Brasil e em diversos países, em locais de práticas esportivas e apresentações culturais. “A proibição de frequência [aos locais de eventos] tem apresentado bons resultados na experiência de alguns juizados especiais criminais, inclusive aqueles instalados nos próprios estádios", comentou o senador.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2021, decidiu que o crime de injúria racial é imprescritível. O ministro Alexandre de Moraes, na ocasião, disse que somente uma interpretação "plena" da lei de combate ao racismo pode produzir resultados “para extirpar essa prática secular no Brasil”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA