Senado aprova projeto de lei sobre o Dia Nacional do Ribeirinho

Projeto agora segue para a Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira (22), a Comissão de Cultura (CCULT) realiza uma audiência pública para debater o tema.

O Liberal
fonte

Com a tramitação concluída no Senado Federal, o projeto de lei nº 3738/2021, que institui o Dia Nacional do Ribeirinho, avançou para a fase de apreciação na Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira (22), a Comissão de Cultura (CCULT) realiza uma audiência pública para debater o tema. O encontro será semipresencial, começará às 15h30 e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Câmara. 

image (Claudio Araújo/PSD)

O projeto de lei, de autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA), propõe o dia 6 de junho como a data comemorativa anual, escolhida em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O PL prevê a realização de diversas atividades socioculturais em âmbitos federal, distrital, estadual e municipal. A programação da Comissão de Cultura para esta quarta-feira foi solicitada pelo deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) por meio do requerimento nº 12/2024, apresentado em 9 de abril.  

VEJA MAIS

image Última etapa da macrodrenagem do Canal da Mundurucus será entregue na sexta-feira (17)
Segundo o governo do Pará, a obra de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba terá impacto direto na vida dos cerca de 300 mil moradores dos bairros do Guamá, Terra Firme, Marco e Canudos.

image Obras de macrodrenagem da bacia do Mata Fome beneficiam 150 mil pessoas em Belém
A iniciativa terá impacto direto na vida dos quase 150 mil habitantes da região onde estão os bairros do Tapanã, Pratinha, Parque Verde e São Clemente.

Santos, que é membro titular da Comissão, é também o relator do projeto e deve apresentar seu parecer após a audiência. O evento contará com a participação de representantes de entidades ligadas às comunidades ribeirinhas da Amazônia. 

Dados de entidades internacionais, como o Joshua Project, indicam que a população ribeirinha atual supera os 7 milhões de pessoas. Essas comunidades dependem principalmente da pesca artesanal, de pequenos cultivos e de atividades extrativistas para sua sobrevivência. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA