Partidos novatos tiveram 37 candidatos eleitos no 1º turno das eleições

Novo teve 20 eleitos, Rede chegou a 14 cargos e PMB a três

G1

Três partidos estrearam nas eleições 2018 na disputa pelas vagas de presidente, senador, governador, deputado estadual e federal. O saldo foi de 37 candidatos eleitos por Novo, Rede e PMB (Partido da Mulher Brasileira).

Em 2016, esses partidos já participaram das eleições, mas os cargos em disputa eram de prefeito e vereador.

Em número total de vagas, o Novo foi o que teve o melhor desempenho, com 20 eleitos, seguido pela Rede, que teve 14 eleitos, e o PMB, com 3 vagas.

Novo elege mais deputados nas Assembleias

Para as vagas de deputados nas Assembleias Legislativas dos estados, o Novo elegeu 12 representantes nos estados de Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (4) e 1 no Distrito Federal.

A Rede conseguiu oito cadeiras: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe (2) e São Paulo, enquanto o PMB conseguiu três vagas: Amapá, Rio de Janeiro e Roraima.

Para a Câmara dos Deputados, oito candidatos do Novo e um candidato da Rede se elegeram. O PMB não conseguiu vaga de deputado federal.

Rede foi o único dos novatos com senadores

Entre os partidos que surgiram depois de 2014, a Rede foi o único a eleger senadores, com o total de cinco mandatos. Novo e PMB não tiveram eleitos para o Senado.

Somente o PMB não teve concorrente próprio à Presidência da República. Candidatos pelas legendas novatas, João Amoedo (Novo) ficou com 2,5% dos votos válidos e Marina Silva (Rede) chegou a 1%.

Para governador dos estados, Rede e PMB não conseguiram eleger candidatos. O Novo ainda disputará o 2º turno para o governo de Minas Gerais, com Romeu Zema.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA