Na primeira ação de governo, Igor Normando lança programa ‘Belém Limpa’

Segundo prefeito, projeto será focado na microdrenagem e na manutenção da zeladoria urbana da capital

Elisa Vaz
fonte

Em seu primeiro ato de governo, após ser empossado nesta quarta-feira (1º.01), o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), lançou o programa “Belém Limpa”, na manhã desta quinta-feira (2.01), que inclui ações de microdrenagem e manutenção da zeladoria urbana na capital paraense, com mais de mil profissionais fazendo a limpeza de ruas, praças e canais nos primeiros 100 dias do novo mandato, com o apoio do governo do Estado.

Em coletiva de imprensa realizada no Palácio Antônio Lemos, sede do Executivo municipal, o prefeito enfatizou que, no programa, as equipes irão desobstruir os canais e fazer a limpeza dos bueiros, garantindo a manutenção de grande parte das praças da cidade, inclusive com ações nos distritos de Mosqueiro e Outeiro. Cerca de 100 funcionários de limpeza foram recebidos no local para um café da manhã, antes do início das ações.

VEJA MAIS

image Igor Normando anuncia reestruturação do transporte público de Belém com nova licitação
Novo prefeito afirma que estudos para modernização da mobilidade urbana começam nos primeiros 100 dias de gestão, como parte de compromissos firmados durante a campanha.

image ‘Não vim culpar gestores anteriores’, diz Igor Normando durante posse
O novo prefeito de Belém foi empossado nesta quarta-feira (1º), em cerimônia na Alepa

image Polícia Militar vai ajudar a Semob a fiscalizar o trânsito de Belém
O anúncio foi feito na posse de Igor Normando pelo governador Hélder Barbalho. A medida é uma parceria de fortalecimento da segurança pública

“Estamos fazendo uma força-tarefa no Portal da Amazônia, na Praça da República, para garantir que a gente tenha a manutenção urbana da cidade e a zeladoria em dia. Vamos fazer tudo isso no espaço de 100 dias, garantindo que a população possa ter o serviço assegurado”, comentou. Outra ação da Prefeitura neste início de mandato será o lançamento de um aplicativo com o horário dos carros coletores de lixo.

Parceria com população

Além disso, segundo Normando, será feito um planejamento das ações da gestão municipal, para que a população compreenda quais serão os projetos colocados em prática durante todo o ano de mandato. “É importante mostrar à população que é possível fazer gestão pública em parceria e em colaboração com a sociedade, fazendo uma campanha educacional e mostrando a importância de cada um fazer o seu papel e, ao mesmo tempo, para a população ter espaço para denunciar qualquer tipo de descarte irregular de lixo”, disse Igor.

Programa 'Belém Limpa'

Titular da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana, Thayta Martins destacou que as ações do mutirão começam pelo Canal da Antônio Baena e Canal do Galo, na área próxima à Universidade da Amazônia (Unama), que recebe serviços de limpeza urbana nas margens do canal e de desassoreamento. “Isso objetiva minimizar os efeitos dos alagamentos. Nós mapeamos os principais pontos críticos de alagamento da cidade e estaremos atuando com a microdrenagem”, contou.

 

 

Também serão priorizados no projeto os cemitérios da cidade. “Temos muitas ações que serão lançadas ao longo da campanha, mas a gente vai trabalhar muito forte nisso, porque é interesse de todos e a gente conta com a população, inclusive com a conscientização do descarte correto de lixo”, disse. Sobre a iluminação pública, cuja manutenção também está prevista no programa, a secretária mencionou que haverá uma atenção especial da Prefeitura.

Investimentos

Neste projeto específico, não há nenhum recurso novo alocado, segundo o prefeito Igor Normando, e os recursos utilizados já estavam previstos no orçamento municipal, além de contar com a parceria do Estado. “Não tem nenhum recurso a mais para essa ação, o que está tendo é a organização, o monitoramento e o comando de gestão”, assegurou.

Para além deste programa, de curto prazo, a nova equipe também prevê outras medidas. A médio prazo, o prefeito destacou que serão instalados, nos pontos críticos de alagamento, os chamados “piscinões”, que armazenam água no subsolo de áreas urbanas, seja ao ar livre ou em pátios cobertos. A medida, como lembrou Igor, é uma realidade em outras capitais e em breve estará em vigor em Belém.

Já a longo prazo, a ideia é fazer macrodrenagens nos grandes canais. Porém, como isso depende de um volume de recursos muito grande, a Prefeitura precisará contar com o apoio do governo do Estado e do governo federal, por meio de financiamentos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA