Marina Silva deve ser convocada após recusar convite para prestar esclarecimentos à CPI das ONGs

Ministra era aguardada na reunião desta terça-feira, na condição de convidada, mas avisou na véspera que não poderia comparecer. Caso seja convocada, ela será obrigada a atender o chamado dos senadores

O Liberal
fonte

A ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que era aguardada na reunião desta terça-feira (21) da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a atuação de organizações não governamentais na Amazônia (CPI das ONGs), avisou na segunda-feira (20), véspera do encontro, que não poderia comparecer devido a uma agenda na Câmara dos Deputados. Ela foi chamada pelos senadores na condição de convidada, mas os membros da CPI já estudam a possibilidade de convocação de Marina. 

VEJA MAIS

image Ministra Marina Silva é aguardada na CPI das ONGs para prestar esclarecimentos
Membros do colegiado querem saber a influência das ONGs na formulação de políticas públicas na área do Meio Ambiente, entre outras questões

image São Félix do Xingu terá diligência da CPI das ONGs ainda neste mês, afirma senador
Ação vai verificar interferência das entidades na desintrusão de cidadãos da Terra Indígena (TI) Apyterewa

"Em cima da hora a ministra Marina Silva comunicou ao Senado que não comparecerá amanhã ao depoimento anunciado há uma semana pela secretaria da CPI das ONGs. Em desprezo ao convite do Senado alega agenda na Câmara. Não poderá fugir à convocação da CPI", escreveu em suas redes sociais o presidente do colegiado, Plínio Valério (PSDB/AM)

image Grupo estrangeiro que atua na Amazônia receberá R$ 75 milhões do bilionário George Soros
Famoso por destinar recursos para campanhas políticas de esquerda e projetos científicos, magnata vai destinar recurso para o Fundo para a Biodiversidade da Amazônia (ABF)

image Abin aponta ação de estrangeiros e ONGs contra interesses do País na Amazônia
Documentos da Agência Brasileira de Inteligência enviados à CPI das ONGS e acessados com exclusividade por O Liberal dizem que consórcio financiado por agência governamental norte-americana USAID pode configurar tentativa de interferência externa na região e facilitar até a biopirataria. Comissão abriu nova frente de investigação

"Alegou ainda que estará ocupada até dia 18 de dezembro, véspera do encerramento da CPI, mas a COP só começa dia 02. Na sessão de amanhã, a CPI votará requerimento transformando o convite em convocação. Como agente público, a ministra é obrigada a atender a convocação da CPI", continuou o parlamentar. 

Na reunião desta terça-feira, Marina deveria prestar esclarecimentos sobre informações apresentadas à CPI envolvendo ONGs e organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips) no Norte do país. A ida da ministra ao colegiado havia sido solicitada pelo relator da CPI, senador Márcio Bittar (União-AC).

image Pressão das ONGs leva Ibama a negar licença para pavimentação de estradas, diz senador
CPI das ONGs recebeu presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho

image Senadores suspeitam de ONGs na região da Cabeça do Cachorro: 'Onde foi parar o dinheiro?'
No solo da região está uma das maiores reservas de nióbio do planeta está concentrada a atividade de ONGs internacionais

“Sabe-se que boa parte das ONGs e Oscips que atuam na região amazônica têm por objeto questões relacionadas ao meio ambiente. Desse modo, nos parece pertinente escutar a ministra responsável por essa área, com objetivo de conhecer a visão do ministério acerca da atuação dessas entidades, e, também, entender de que forma essas entidades paraestatais influenciam na formulação de políticas públicas para o setor, bem como, a participação delas na execução dos programas ministeriais”, disse Bittar, na justificativa do pedido. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA