Manifestantes enfrentam polícia na Argentina após Congresso bloquear aumento de aposentadorias

O reajuste ia contra os interesses do presidente libertário de direita Javier Milei

Reportagem de Nicolas Misculin e Maximilian Heath; Texto de Adam Jourdan / Reuters
fonte

Manifestantes entraram em confronto com a polícia do lado de fora do Congresso da Argentina nesta quarta-feira (11), depois que deputados votaram para bloquear um aumento das aposentadorias no país.

O reajuste ia contra os interesses do presidente libertário de direita Javier Milei.

A câmara dos deputados registrou 153 votos a favor do aumento nas aposentadorias, com 87 contrários, mas o resultado ficou abaixo dos dois terços necessários para aprovação do projeto de lei. A proposta já havia sido vetada previamente por Milei, sob a alegação de que ela colocaria o equilíbrio fiscal do país em risco.

Conforme as notícias sobre a votação se espalhavam, centenas de manifestantes foram para o centro de Buenos Aires e avançaram sobre as barreiras instaladas pela polícia, entrando em confronto com as forças de segurança que usavam equipamento de choque.

O governo argentino está implementando um duro pacote de austeridade, com redução de gastos, para eliminar os déficits fiscais que persistem há anos e tentar controlar a inflação. Isso ajudou a melhorar as finanças do Estado, mas teve efeitos negativos sobre a economia real, deixando ainda mais pessoas na pobreza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA