CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula conversa com presidentes do Irã e da Turquia sobre Gaza e pede ajuda para retirar brasileiros

Presidente brasileiro ouviu de líderes estrangeiros promessa de ajuda 'no que for possível'

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nesta terça-feira (17), conversas separadas com os presidentes do Irã, Ebrahim Raisi, e da Turquia, Recep Erdogan, para abordar a situação de conflito entre o grupo Hamas e Israel na Faixa de Gaza. Durante essas conversas, o presidente brasileiro pediu ajuda dos líderes para a libertação de cerca de 30 brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza e a criação de um corredor humanitário para permitir que estrangeiros saiam em direção ao Egito.

Em sua conversa com o presidente Erdogan, ambos os líderes concordaram que os ataques contra civis são "inaceitáveis". Lula enfatizou a importância de um cessar-fogo imediato e da criação de um corredor humanitário para permitir que estrangeiros saiam da região pela fronteira egípcia. Erdogan se comprometeu a ajudar no que for possível para garantir a saída segura dos brasileiros da Faixa de Gaza.

VEJA MAIS

image Repórter paraense transmite ao vivo ataque do grupo terrorista Hamas; veja o vídeo
Gabriel Chaim fazia uma entrada em um programa quando precisou se abrigar 

image Israel ataca 'alvos terroristas' do Hezbollah no Líbano; cresce temor de que conflitos se alastrem
Irã alertou para uma possível 'ação preventiva' contra Israel 'nas próximas horas'

O Palácio do Planalto também divulgou que o presidente Lula aguarda a visita de Erdogan ao Brasil no próximo ano, durante a cúpula do G-20. Nesse contexto, Lula expressou seu desejo por um mundo com menos conflitos e mais paz, além de menos pobreza e mais oportunidades de emprego.

Presidente iraniano defende o fim imediato dos bombardeios

Em sua conversa por telefone com o presidente Raisi, Lula abordou novamente a situação dos brasileiros retidos na Faixa de Gaza. O presidente iraniano defendeu o fim imediato dos bombardeios de Israel e o levantamento do bloqueio da Faixa de Gaza. Lula reiterou seu apelo para a construção de um "consenso" visando à criação de um corredor humanitário, destacando que a libertação de todos os reféns seria um passo significativo em direção ao fim dos bombardeios em Gaza.

image Grupo terrorista Hamas anuncia morte de um de seus comandantes em ataque de Israel
Ayman Nofal morreu em ataque de Israel na Faixa de Gaza

Essas conversas ocorreram na residência oficial da presidência, o Palácio da Alvorada. O presidente Lula permanece na residência devido a duas cirurgias realizadas em 29 de setembro. Fora de sua agenda oficial, Lula também se reuniu pessoalmente com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante a manhã.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA