MENU

BUSCA

Lula compartilha mensagem de Dia das Mães e mostra solidariedade ao RS: 'não estão sozinhas'

Governo abriu uma linha de crédito de R$ 12,2 bilhões para ajudar a população

Gabriel Hirabahasi / Agência Estado

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou, na manhã deste domingo, 12, uma mensagem de celebração do Dia das Mães. O presidente dedicou a maior parte do vídeo, de 1 minuto e 17 segundos, a um recado de solidariedade ao Rio Grande do Sul - em especial às mães do Estado, atingido há dias por fortes chuvas que provocaram enchentes.


Lula disse que as mães gaúchas "não estão sozinhas" e que o governo estará junto com a população "para recuperar e reconstruir o que foi destruído, cidades, casas, pontes, rodovias".

"Mas sabemos que nem tudo poderá ser recuperado. Mães perderam seus filhos e filhos perderam suas mães. A melhor maneira de honrarmos a memória daqueles que se foram é trabalharmos juntos com aquilo que o povo brasileiro tem de melhor: o espírito de união, a solidariedade e o amor ao próximo. Nesse dia de hoje, nossa gratidão àquelas que não nos deixam jamais perder a fé e a esperança", afirmou o presidente da República.

O governo já anunciou uma série de medidas para a população do Rio Grande do Sul, além de repasses a prefeituras em calamidade pública com as inundações.

VEJA MAIS

Famílias aproveitam Dia das Mães com atividade física no Parque do Utinga, em Belém
Para Renata Carla, 36 anos, mãe de Helena Gabriela, 11 anos, atividades esportivas e natureza são importantes para fortalecer o vínculo entre mãe e filha

Dia das Mães em Belém leva público ao Cemitério Santa Izabel; confira a movimentação
Para homenagear as mães já falecidas, filhos fizeram esforços.

Parte da ajuda, porém, ainda deve ser anunciada após as cidades e o Estado calcularem quanto será necessário para reconstruir toda a infraestrutura destruída (como prédios públicos, estradas e ruas, por exemplo).

Na quinta-feira, 9, o governo publicou uma medida provisória com uma série de ações para ajudar o Rio Grande do Sul e sua população, como linhas de crédito específicas, adiamento no pagamento de impostos e financiamento para estruturação de projetos.

No sábado, 11, em edição extra do Diário Oficial, abriu uma linha de crédito de R$ 12,2 bilhões.

Política