CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Fórum Econômico Mundial: governador do Pará discute expansão de créditos de carbono em Davos

Helder se reuniu representantes da Mecuria Energy Group, uma das maiores empresas independentes de energia e commodities do mundo

O Liberal
fonte

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta segunda-feira (20/1) do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça. Durante o evento, ele se reuniu com representantes da Mecuria Energy Group, uma das maiores empresas independentes de energia e commodities do mundo. O encontro teve como objetivo principal debater o crescimento da demanda por créditos de carbono jurisdicionais dentro do Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), em desenvolvimento no Pará.

Na reunião, que contou com a presença de Enric Arderiu, vice-presidente da Mecuria, e Celso Fiori, diretor da empresa no Brasil, Helder Barbalho apresentou os avanços alcançados na implementação do sistema REDD+ no estado. Ele destacou que o processo tem sido conduzido de forma colaborativa, envolvendo indígenas, quilombolas, extrativistas, agricultores familiares e comunidades tradicionais.

VEJA MAIS

image Em parceria com empresa de tecnologia, FPF lança o Parazão de ‘Carbono Neutro da Amazônia’
O Campeonato Paraense de futebol 2025 será o primeiro em adotar o conceito "Carbono neutro", projeto feito pela FPF em parceria com a empresa GPX Tecnologia

image Lula sanciona lei que regula mercado de carbono no Brasil
Medida foi anunciada na reunião do Conselhão, em Brasília

image Ministro Jader Filho destaca crédito de carbono e investimentos do país no G20 Social
Titular de Cidades participou do painel sobre “Financiamento de Ação Climática” no G20 Social

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, e a secretária adjunta de Bioeconomia, Camille Bemerguy, também participaram do encontro, reforçando o compromisso do governo com a pauta ambiental e a transição para uma economia sustentável.

Sistema integra o Plano Estadual Amazônia Agora 

O Sistema de REDD+ no Pará faz parte do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), uma iniciativa do governo estadual para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Entre os objetivos do PEAA está a diminuição de, no mínimo, 37% das emissões de gases provenientes da conversão de florestas e uso da terra até 2030, além de uma redução de 43% até 2035.

Em setembro de 2024, o governo do Pará firmou um acordo de intenções com a Emergent, organização responsável pela Coalizão LEAF, visando a negociação de 12 milhões de créditos de carbono florestal de alta integridade. Esses créditos são oriundos de reduções no desmatamento ocorridas no estado entre 2023 e 2026 e representam um investimento estimado em quase R$ 1 bilhão.

Para viabilizar esse acordo, o estado planeja realizar, ainda este ano, mais de 30 Consultas Livres, Prévias e Informadas (CLPIs) com povos indígenas e comunidades tradicionais, garantindo que esses grupos sejam beneficiados com os recursos gerados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA