MENU

BUSCA

Decisão do STF permite desapropriação de terras produtivas que não cumpram função social

Confederação Nacional da Agricultura (CNA) questionava a norma presente na Lei da Reforma Agrária, mas ministros confirmam que regra é constitucional

O Liberal

Dispositivos da Lei da Reforma Agrária questionados pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) por permitirem a desapropriação de terras  produtivas que não estejam cumprindo a sua função social foram validados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento no plenário virtual. 

Relator da matéria, o ministro Edson Fachin afirmou em seu voto que a propriedade é legitimada pelo seu uso socialmente adequado. Segundo ele, o próprio texto constitucional "exige, de forma inequívoca, o cumprimento da função social da propriedade produtiva como requisito simultâneo para a sua inexpropriabilidade".

VEJA MAIS

STF bloqueia R$ 835 mil do ministro das Comunicações em investigação de desvios na Codevasf
Defesa de Juscelino Filho nega em nota qualquer irregularidade cometida pelo ministro

STF retoma julgamento do marco temporal para demarcação de terras indígenas em 20 de setembro
Além de debater a validade do marco, os ministros também estão analisando a possibilidade de indenização a particulares

Fachin observou também que a consequência do descumprimento da função social não é a expropriação, que consiste na retirada forçada do bem, mas a desapropriação, que objetiva indenizar o proprietário pela perda. Os demais ministros da Corte acompanharam o voto do relator. 

Ação

A ação julgada foi ajuizada em 2007 pla CNA. No processo, a entidade argumentou ser impossível exigir os dois requisitos, "seja para a conceituação da propriedade produtiva, seja para a caracterização da função social" e que permitir a desapropriação de imóvel produtivo que não cumpra função social é "dar-lhe tratamento idêntico ao dispensado às propriedades improdutivas". 

Em Belém, ministro Gilmar Mendes defende diálogo entre os poderes em direção a uma economia verde
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) participa da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, na capital paraense

Cristiano Zanin arquiva ação contra Bolsonaro por suposta omissão na compra de vacina
Argumento do ministro é de que o processo perdeu sua relevância, uma vez que a crise decorrente da covid-19 foi controlada

Conforme a Constituição o cumprimento da função social ocorre quando há o aproveitamento racional e adequado, utilização adequada dos recursos naturais, cumprimento da legislação trabalhista e exploração que favoreça o bem-estar dos proprietários e trabalhadores.

Política